Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Dicas para escolher um vaso sanitário em um projeto de arquitetura

Dicas para escolher um vaso sanitário em um projeto de arquitetura

Possivelmente não damos a importância que merecem os vasos sanitários às nossas vidas e à nossa saúde. As "regras de ouro" que os tornam extremamente úteis para a saúde humana é que eles imediatamente nos separam do nosso resíduo e transportam os mesmos para tratamento, evitando que poluam o meio ambiente ou deixem as pessoas doentes.

Além de ser um ótimo local para ter boas ideias, repassar o feed do Instagram e colocar alguns emails em dia, ter o acesso a um vaso sanitário é algo que nos previne de diversas doenças e que acabamos só dando a real importância quando não temos. Vamos revisar algumas dicas baseadas nos produtos e dispositivos desenvolvidos pela empresa Corona.

Montecarlo. Image Cortesia de Corona
Montecarlo. Image Cortesia de Corona

Ainda que pareça que os vasos sanitários mudaram pouco nas últimas décadas, por terem mantido desenhos parecidos e os mesmos materiais, é evidente que há uma imensa de quantidade de tecnologia incorporada. Além das melhorias no conforto e nas diversas possibilidades de design, já há opções de mercado, sobretudo marcas japonesas, que tocam música, esquentam os assentos e incorporam jatos de água que poderão te surpreender. Há também pesquisas em cursos para sanitários conectados à Internet, cujos sensores e inteligência artificial possam detectar sinais precoces de doenças e ajudar as pessoas a gerenciar condições crônicas como o diabetes. 

Loto. Image Cortesia de Corona
Loto. Image Cortesia de Corona

A sustentabilidade é um tema fundamental. Cada descarga em um vaso sanitário típico despeja cerca de 16 litros de água potável, o que é muita água. O vaso sanitário corresponde a cerca de 30% do total de água utilizada em uma residência. Dessa maneira, o setor tem se esforçado para melhorar a eficiência desses dispositivos vitais em nossas casas. Já existem vários modelos que buscam aumentar sua eficiência operacional, oferecendo limpeza máxima e uso mínimo de água, por exemplo, a tecnologia SifonJet.

Há 3 principais tipos de vasos sanitários no mercado:

  1. Com válvula de descarga – O tipo mais popular e barato, mas também o que mais consome água em cada descarga, já que ela sai com mais pressão e mais volume. Como o sistema de descarga é instalado na parede, ele ocupa menos espaço, o que pode ser decisivo para banheiros pequenos. 

  2. Com caixa acoplada – Com instalação mais simples, também consome menos água. A caixa acoplada possui um reservatório que dispensa água em menor quantidade para cada descarga.

  3. Com sistema a vácuo – Trata-se de um sistema mais caro, mas que libera pouquíssima água em cada descarga. O sistema por pressão aspira os líquidos e dejetos e os dispensa no esgoto.

San Giorgio. Image Cortesia de Corona
San Giorgio. Image Cortesia de Corona

Além dessa primeira escolha básica, há algumas dicas chave para escolher o vaso sanitário que mais se adequará às suas necessidades. Selecionamos algumas abaixo:

  • Resistência e Durabilidade: Uma peça sanitária é uma compra ponderada e avaliada, pois não é feita a todo momento. Por isso, o vaso sanitário deve ser um produto com um ciclo de vida longo e feito de materiais altamente resistentes. Nesse caso, é melhor escolher a qualidade antes de qualquer outra variável, afinal, fará com que o produto dure mais sem incômodos. Além disso, é importante considerar as garantias e certificações incluídas no produto.

  • Acabamentos: Dependendo do estilo do banheiro em que o vaso sanitário será instalado, pondere sobre acabamentos foscos ou mais acetinados. Tendências como o minimalismo estrutural destacam como os acabamentos de cada produto têm grande relevância, porque são os próprios produtos que irão decorar o espaço. 

  • Cores: embora a cor branca seja majoritariamente usada, há vasos sanitários em uma ampla variedade de cores, que podem funcionar bem se pensadas em conjunto com o restante do projeto

Aquapro. Image Cortesia de Corona
Aquapro. Image Cortesia de Corona

  • Dimensões: A altura e a largura de um vaso sanitário dependerão do usuário final. Recomenda-se considerar um comprimento mínimo de 70 cm e uma altura de aproximadamente 40 cm, garantindo maior conforto ao usá-lo. Idealmente, deixe um espaço de pelo menos 60 centímetros em frente ao vaso sanitário e considere, se possível, as dimensões e acessórios para permitir seu uso universal.

  • Eficiência e benefícios adicionais do produto: Atualmente, há tantas opções no mercado que a decisão de compra pode demorar muito tempo se não encontrarmos um claro diferenciador entre um produto e outro. Portanto, é importante que a decisão final seja influenciada pelos valores agregados de cada banheiro: quantos gramas de descarga sólida ele pode evacuar? Que tipo de motor hidráulico inclui para conduzir água? Como o banheiro é limpo internamente em cada descarga para reduzir germes e bactérias? Quanto tempo leva para evacuar? 2,5 segundos, por exemplo, é um bom número.

Solare. Image Cortesia de Corona
Solare. Image Cortesia de Corona

Observamos que a escolha de um vaso sanitário é uma decisão que deve ser tomada com cuidado, considerando aspectos como a qualidade do material, a confiabilidade da marca, a tecnologia incorporada, a economia de água e, claro, o design e a estética. É vital que seu estilo corresponda ao restante resto do ambiente e até mesmo de outras peças e acessórios sanitários.

Confira os diferentes modelos de banheiros aplicados nos banheiros e encontre mais informações aqui.

Cortesia de Corona
Cortesia de Corona

Cortesia de Corona Cortesia de Corona Cortesia de Corona Cortesia de Corona + 12

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Dicas para escolher um vaso sanitário em um projeto de arquitetura" 15 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929306/dicas-para-escolher-um-vaso-sanitario-em-um-projeto-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.