Centro de Arte IOMA / ARCHSTUDIO

Centro de Arte IOMA / ARCHSTUDIO

Centro de Arte IOMA / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin, Ning Wang
  • Arquiteto Responsável: Wenqiang Han
  • Equipe De Projeto: Chong Cao, Chenhan Wen, Tao Huang
  • Projeto Estrutural: Fuhua Zhang
  • Projeto Elétrico E Hidráulico: Baowei Zheng, Guofeng Cheng
  • Projeto De Hvac: Yan Yu
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Fachada. Imagem © Weiqi Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O IOMA é um Centro de Arte situado na 798 Art Zone, em Pequim, que é um projeto de transformação. Baseado no conceito de "simbiose", o projeto visava promover uma convivência harmoniosa entre o novo e o antigo, dentro e fora, arquitetura e natureza, arte e seres humanos. A abordagem do ARCHSTUDIO foi utilizar razoavelmente o espaço arquitetônico original e adicionar adições ao piso superior e ao longo da rua, com o objetivo de satisfazer as diversas demandas funcionais futuras.

Diagrama de análise

A equipe de projeto primeiramente desconstruiu e integrou funções do espaço geral e criou algumas novas áreas comuns, como restaurante, loja de arte, espaço multifuncional e área de lazer, além do salão de exibições, para permitir uma transição suave da natureza para os espaços públicos e para área de exposição.

Pátio. Imagem © Weiqi Jin
Detalhes. Imagem © Ning Wang

Além disso, os arquitetos reorganizaram as rotas de circulação em todo o espaço. A rota de visita do antigo espaço de exposição era convencional e monótona, e os visitantes tinham que voltar pelo mesmo caminho após apreciar as exposições, o que resultava em experiências espaciais entediantes. Além disso, o movimento de visitantes para cima e para baixo gerava um senso de formalidade, que às vezes os alienava do espaço. Levando isso em consideração, a equipe de projeto demoliu e transformou partes do espaço arquitetônico original, além de adicionar escadas e elevadores, criando assim um circuito para visitar exposições. Além disso, o ARCHSTUDIO também projetou duas circulações independentes que levam ao terraço e ao restaurante, que proporcionam aos visitantes experiências interessantes e permitem que eles sintam que estão passeando por um jardim.

Entrada. Imagem © Weiqi Jin
Loja. Imagem © Weiqi Jin
Salão de Exibições. Imagem © Ning Wang

A equipe de projeto criou vários pátios recuados em forma de arco e manteve completamente as árvores que já existiam no local. Os pátios e as árvores oferecem um caráter espacial distinto para o edifício. À medida que os visitantes transitam pelo espaço, sua interação com as árvores varia. Eles encontram diferentes partes das árvores, das raízes às copas, e às vezes precisam abaixar a cabeça para andar sob os galhos. As árvores também mudam com o tempo. A combinação perfeita de natureza e espaço dá ao local um grande charme.

Restaurante. Imagem © Weiqi Jin
Detalhes. Imagem © Ning Wang

A fachada é revestida por uma cortina translúcida de metal, fazendo com que as árvores pareçam surgir dela, misturando-se ao ambiente e ao edifício.

Cobertura. Imagem © Ning Wang

Por meio das estratégias acima mencionadas, uma galeria de arte originalmente convencional que se assemelhava a uma caixa fechada foi perfeitamente transformada em um centro de arte multifuncional natural, aberto, íntimo e que evoca interação.

Cobertura. Imagem © Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:798 Art Zone, Jiuxianqiao Road, Distrito de Chaoyang, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arte IOMA / ARCHSTUDIO" [IOMA Art Center / ARCHSTUDIO] 01 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929173/centro-de-arte-ioma-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.