A Casa Suspensa / Casa Container Marília

A Casa Suspensa / Casa Container Marília

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Imagem 2 de 32A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mesa, Janela, Madeira, Viga, Jardim, TerraçoA Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela, Prateleira, VigaA Casa Suspensa / Casa Container Marília - Janela, Escada, FlorestaA Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  257
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Celso Mellani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Docol, Gerdau Corsa, Lumion, Saint-Gobain
  • Arquiteto Líder: Daniel Assuane Duarte
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Assuane Duarte, Nadia Barros Assuane
  • Equipe De Projeto: Daniel Assuane Duarte, Nadia Barros Assuane
  • Engenharia: Casa Container Marília
  • Colaboradores: Cocchi Engenharia
  • Cidade: Campos Novos Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Escada, Janela, Viga, Corrimão, Floresta
© Celso Mellani

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Suspensa foi assim denominada porque fica elevada do nível natural do solo do sítio onde foi implantada. Isso se deu pelo fato de a casa estar rodeada por árvores nativas, assim as janelas ficam na altura da copa das árvores e as varandas se misturam com os galhos das mesmas. Além disso o solo permanece original, preservando a drenabilidade e a dinâmica das raízes, que não foram prejudicadas pois utilizou-se o mínimo de concreto nas fundações. A premissa do projeto foi de uma casa de campo que se integrasse ao ecossistema do local, com sustentabilidade e reciclabilidade. Por isso foi adotado o sistema construtivo com contêineres marítimos reciclados. No total 80% dos materiais são reciclados. Internamente predomina a madeira de demolição nas paredes e teto. Telhado verde com reaproveitamento de água da chuva, isolamento térmico e acústico também são os destaques da casa.

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Janela
© Celso Mellani
A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Imagem 28 de 32
Planta - Primeiro Pavimento
A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mesa, Janela, Madeira, Viga, Jardim, Terraço
© Celso Mellani

A finalidade de ocupação do imóvel é como casa de campo. Internamente, privilegiou-se as áreas comuns da casa, espaços de convívio, lazer e varandas. No total são dois quartos e dois banheiros. A casa não possui televisão nem sistema de wi-fi. Para habita-la a regra é desconectar-se e curtir o que a natureza e o convívio familiar proporcionam. Duas varandas de deck de madeira proporcionam interação com as arvores nativas e vistas fantásticas da área rural de Campos Novos Paulista/SP.

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Celso Mellani
A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Imagem 31 de 32
Cortes
A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mesa, Sofá, Madeira, Janela, Bancada, Iluminação, Cadeira, Tijolo, Viga
© Celso Mellani

A implantação da construção sob as árvores proporciona sombreamento durante todo o dia, além disso os ventos da região aliados ao sistema de isolamento das paredes proporcionam um excelente conforto térmico no interior da residência.

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Mesa, Cadeira, Viga
© Celso Mellani

Pilares metálicos fazem a sustentação da casa. O sistema em “v” proporciona economia de concreto e área de fundações, pois gera uma única base para dois apoios. As fundações são do tipo rasas pois o peso da casa é relativamente leve e o solo é firme.

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Terraço, Viga
© Celso Mellani

O telhado verde é do tipo modular, que facilita a manutenção. O mesmo possui sistema de armazenamento da água da chuva, para minimizar a necessidade de irrigação. Esse sistema proporciona um maior conforto térmico no interior da casa, além de integrar mais ainda a casa com a natureza.

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Janela, Escada, Jardim
© Celso Mellani

As divisões internas são em madeira de demolição. Além de ser um material reciclado, o mesmo evita a utilização de pintura interna, pois já tem seu próprio acabamento. Todas as paredes da casa são isoladas com manta termo acústica para maior conforto térmico. Os ambientes possuem ventilação cruzada e amplas aberturas para troca de ar e conforto térmico. A casa não possui sistema de ar condicionado e se mantem agradável mesmo nos dias mais quentes no interior paulista. As portas internas do primeiro andar da casa são feitas com chapas reaproveitadas dos recortes dos containers, minimizando a sobra de material. O resíduo final da obra foi 70% reaproveitado, resumindo-se basicamente em retalhos de madeira e aço.

A Casa Suspensa / Casa Container Marília - Janela, Escada, Floresta
© Celso Mellani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa Suspensa / Casa Container Marília" 19 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929082/a-casa-suspensa-casa-container-marilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.