Elevador no Museu Gustavo de Maeztu / Direção geral de cultura, Governo de Navarra

Elevador no Museu Gustavo de Maeztu  / Direção geral de cultura, Governo de Navarra - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Dirección general de cultura, Gobierno de Navarra; Dirección general de cultura, Gobierno de Navarra
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Beni SL, Couceiro, Electricidad Fija S.L., Guardian Glass, Kalwall®, Metálica Carlos Nieto, Palau Cerámicas
  • Arquiteto Encarregado: José Luis Franchez Apecechea
  • Promotor: Direcção Geral de Cultura-Instituição Príncipe de Viana (Governo de Navarra)
  • Aparelhadora: Alicia Huarte Huarte
  • Engenharia Estrutural: Josep Agustí de Ciurana
  • Engenharia Elétrica E De Ar Condicionado: AM ingeniería
  • Construtora: TRYCSA (Técnicas para restauração e construção, S.A)
  • Mestra De Obra: Carmen Molina Barreiro 
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Manuel Cutillas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Gustavo de Maeztu está localizado no palácio dos Reis de Navarra de Estella, edifício exemplar da arquitetura românica civil de Navarra, que ostenta a declaração de Bem de Interesse Cultural. O imóvel é propriedade do Governo de Navarra, que o reabilitou em 1991 como sede do Museu Gustavo de Maeztu e cedeu seu uso à Prefeitura de Estella, que se ocupa da gestão e dos gastos de funcionamento.

© José Manuel Cutillas
Corte
© José Manuel Cutillas

Os percursos internos do museu não estavam adaptados para pessoas com deficiências físicas, dado que, em 1991, quando se realizaram as obras para sua reabilitação enquanto museu, foram mantidos seus elementos de comunicação vertical sem planejar um elevador pela notável dificuldade de implantação desse equipamento. A direção do museu havia manifestado repetidamente nos últimos anos o problema que essa situação supunha para os visitantes, dado que trata-se de um edifício de uso público, no qual as salas de exposição se localizam nos pavimentos superiores, que só podiam ser acessados por escadas.

© José Manuel Cutillas
Plantas
© José Manuel Cutillas

As obras realizadas não só resolveram a questão da acessibilidade no museu, mas procuraram incorporar seu pátio, até agora em desuso e inacessível para os visitantes, ao espaço expositivo e percursos dentro do museu. O novo volume translúcido do elevador, que emerge no pátio do museu, dialoga por contraste com as fachadas de tijolo maciço nas quais se interviu para integrar as conexões com os diversos pavimentos expositivos. A diacronia entre a fábrica construtiva do palácio e a nova instalação, enfatizada pela transparência diurna e noturna do envoltório de painéis na fachada e cobertura, caracteriza a obra construída.

© José Manuel Cutillas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Navarra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Elevador no Museu Gustavo de Maeztu / Direção geral de cultura, Governo de Navarra" [Ascensor en el Museo Gustavo de Maeztu / Dirección general de cultura, Gobierno de Navarra] 30 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929055/elevador-no-museu-gustavo-de-maeztu-direcao-geral-de-cultura-governo-de-navarra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.