Protótipo de residência rural em Apan / DVCH De Villar CHacon Architecture

Protótipo de residência rural em Apan / DVCH De Villar CHacon Architecture - Mais Imagens+ 14

Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro Soto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Infonavit, através do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS) com o objetivo de pesquisar e experimentar com novos protótipos de residência social (especialmente direcionado à vida rural de auto-produção) desenvolveu o "Laboratório de Pesquisa e Experimentação Prática de Residência Infonavit" no Apan, Hidalgo. Nosso protótipo foi pensado para um clima de tipo temperado seco característico do estado de Oaxaca.

© Jaime Navarro Soto
Planta
© Jaime Navarro Soto

Pensamos em como construir um habitat adaptável, livre do mercado imobiliário, transformando-se em uma ferramenta real para a mudança social. E se os materiais da residência pudessem ser alugados sem tê-los como propriedade, podendo adquiri-los, troca-los ou devolve-los a qualquer momento? Propusemos um sistema de andaimes para a estrutura da residência e seu envoltório. O andaime é o elemento "alugado" nas construções mais habituais, permite crescer de forma modular em todas as direções, inclusive em altura, adaptando-se às necessidades de programa da residência. Uma casa que pode crescer e diminuir. Qualquer mudança na distribuição dos espaços pode ser feita facilmente ao reduzir um espaço existente ou gerar uma nova expansão e configuração.

© Jaime Navarro Soto

A estrutura se forma por quatro módulos de 3 por 3 metros. O piso, a cobertura e as fachadas são formados por plataformas pré-fabricadas de andaimes. Para criar espaços fechados, se adota como esqueleto a estrutura de andaimes, complementando-a com diversas membranas leves de painéis de policarbonato de célula translúcido que fornecem proteção e isolamento. Pelo contrário, os elementos praticáveis, como portas e janelas, permanecem opacos, realizados com tábuas de compensado de madeira. Como cobertura, foi adicionada uma camada a mais de policarbonato ondulado para conduzir a água da chuva. Quando iluminada de noite, com as sombras e luzes refletidas sobre a pele de plataformas de andaime, o protótipo se transforma em uma lanterna dentro do conjunto do laboratório de residências.

© Jaime Navarro Soto
Elevação Sul
© Jaime Navarro Soto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Protótipo de residência rural em Apan / DVCH De Villar CHacon Architecture" [Prototipo de vivienda rural en Apan / DVCH De Villar CHacon Architecture] 29 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929042/prototipo-de-residencia-rural-em-apan-dvch-de-villar-chacon-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.