Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura

Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Viga, TerraçoCasa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Tijolo, Fachada, JanelaCasa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - SofáCasa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Prateleira, Escada, Corrimão, VigaCasa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Mais Imagens+ 32

Joatinga, Brasil
Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Imagem 9 de 37
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência da Joatinga se debruça sobre o Oceano Atlântico do alto de um monolito de granito entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Uma peculiaridade do terreno estreito é que ele está orientado para o sul. Pela orientação do terreno e pela decisão de colar a residência nas duas divisas de forma a anular os altos muros vizinhos, o projeto oferecerá imensas vistas para o mar, como um navio.

Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Jardim
© Leonardo Finotti
Planta - Segundo Pavimento
Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Costa
© Leonardo Finotti

Não há vestígios dos bairros vizinhos. Apenas Céu, Mar e as ondas arrebentando contra as rochas abaixo. Uma cobertura ondulante evoca o movimento marinho e cria aberturas reguláveis de vidro que controlarão a entrada de luz e ventilação natural pelo uso da automação.

Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Sofá, Viga
© Leonardo Finotti
Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Bancada, Janela, Viga, Pia
© Leonardo Finotti

Diferentes direções de vento, a presença ou ausência de sol, bem como diferentes  temperaturas,  determinarão que combinação de ajustes será necessária para garantir o conforto térmico da casa de forma passiva. 

Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Viga, Terraço
© Leonardo Finotti
Corte
Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Iluminação, Viga
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura" 24 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928988/casa-onda-mareines-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.