Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Apartamento 108 / CoDA arquitetos

Apartamento 108 / CoDA arquitetos

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 18

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: CoDA arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 104.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018
  • Fotógrafo Fotografias: Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Acervo Mobília, WSG
  • Arquiteto Responsável: Pedro Grilo
  • Equipe De Projeto: Letícia Claro, Rayan de Sant’anna, Mariana Freitas
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar da grande oferta de apartamentos em Brasília, poucos desses oferecem plantas versáteis e adaptadas para o modo de vida contemporâneo. O casal, Juliana e Alison, procuraram a CoDA para transformar seu apartamento no Noroeste em um espaço mais aconchegante e funcional. As demandas do casal incluíam o desejo de expandir a família no futuro e de ter um apartamento mais despojado. Entre as atividades favoritas destacaram-se o gosto pela cozinha e em receber os amigos. A ideia, desde o principio, foi dividir o espaço em duas zonas claras, a social, o mais integrada possível, e a íntima, com a suite do casal, o quarto do bebê e um escritório, transformado ocasionalmente em um quarto de hóspedes.

© Joana França
© Joana França
Planta - Proposta
Planta - Proposta
© Joana França
© Joana França

A sala originalmente possuía uma planta em L, mas o desejo do casal era de possuir uma cozinha gourmet e uma varanda ampla. Optou-se então, em vez de reduzir a varanda, amplia-lá por meio da diminuição de um dos quartos, criando o espaço gourmet para que o casal pudesse receber os amigos. A sala foi transformada em um espaço de planta retangular e integrado com todas as outras áreas sociais do apartamento. Organizada de forma linear e continua, a cozinha se mantém visualmente reservada para aqueles que adentram o espaço social, mas facilmente alcançável para qualquer necessidade.

© Joana França
© Joana França
© Joana França
© Joana França

Para adaptar os espaços à essas demandas do casal, a solução escolhida foi a criação de um armário multi funcional. Esse mobiliário atende a três espaços da casa: o corredor de acesso aos quartos, onde funciona como roupeiro; a sala, emoldurando a tv e escondendo outros equipamentos; e a cozinha com a fixação da mesa de jantar e um nicho para o bar. Outra importante decisão estética foi a de revelar, por meio da remoção do forro, a laje nervurada existente. A estrutura foi devidamente tratada e ganhou ainda mais destaque com o tom esverdeado da marcenaria. Optou-se também por utilizar texturas e cores mais suaves nas outras superfícies para manter a luminosidade e conforto no interior do apartamento.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: SQNW 108 - SHCNW SQNW - Brasília, DF, 70297-400, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 108 / CoDA arquitetos" 24 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928987/apartamento-108-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.