Casa Costa Brava / Roman Izquierdo Bouldstridge

Casa Costa Brava  / Roman Izquierdo Bouldstridge - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Roman Izquierdo Bouldstridge; Roman Izquierdo Bouldstridge
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  134
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa com jardim está localizada em uma área urbana de Begur, na Costa Brava. O projeto apresenta a oportunidade de reinterpretar a casa tradicional japonesa, dando lugar a uma nova relação espacial fluida e flexível entre suas diferentes unidades habitadas. A ideia principal do projeto é criar uma nova arquitetura doméstica, onde natureza, madeira e luz se harmonizam em uma atmosfera única.

© Adrià Goula
Planta Baixa
© Adrià Goula

A casa original de um pavimento foi completamente escavada para obter um pavimento subterrâneo que dobra sua área interna, respondendo às necessidades da família dos proprietários. Os três pátios internos permitiram extrair facilmente o solo, gerando novos ambientes abstratos e desabitados que fornecem luz e ventilação aos três quartos do subsolo. As fundações existentes, juntamente com as paredes autoportantes e as paredes de contenção, definem o novo layout subterrâneo. O espaço foi redividido para estabelecer uma área de circulação que atravessa o espaço dos pátios voltados para o sul até as escadas; que capta a luz do norte e estende o piso de carvalho até o pavimento superior. Esse espaço central, com um uso flexível da sala de estar, promove a ventilação cruzada e a incidência de luz natural, além de dar profundidade visual à casa. Além disso, a eficiência energética melhora com o uso da inércia térmica do solo, que regula a temperatura interna no verão e no inverno.

© Adrià Goula
Axonométrica
© Adrià Goula

No térreo, uma nova abertura foi realizada por meio de uma viga de reforço estrutural na parede autoportante, conectando o terraço e o quintal posterior através da sala de jantar e da escada. Essa intervenção cria um novo espaço intersticial que permite a criação de duas divisórias modulares de madeira voltadas uma para a outra; unificando as diferentes unidades da casa em uma composição espacial flexível. Os novos visuais internos, destacados por molduras de madeira, conectam as salas umas às outras e ao jardim ao redor, proporcionando uma maior percepção de profundidade no espaço. Em uma das divisões, as portas de correr abrem a sala de estar e o balcão da cozinha; em outra, as portas abrem as unidades privadas, como os dois quartos e o banheiro. A estratégia de projeto, o sistema de construção e a estética são inspirados nas divisórias das casas tradicionais japonesas, onde painéis fixos e móveis conhecidos como "fusuma" criam uma paisagem abstrata. Uma estrutura de madeira leve suporta os referidos painéis; os fixos são tábuas de madeira lacadas em branco, enquanto os móveis são feitos de madeira natural de castanheiro. A presença desses elementos móveis muda a percepção dos espaços limítrofes, convidando a natureza e a luz a entrar na casa.

© Adrià Goula
Corte
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bagur, Girona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Costa Brava / Roman Izquierdo Bouldstridge" [Casa Costa Brava / Roman Izquierdo Bouldstridge] 25 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928928/casa-costa-brava-roman-izquierdo-bouldstridge> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.