Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura

Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - JanelaCasa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Janela, FachadaCasa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Corrimão, VigaCasa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Imagem 5 de 38Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Mais Imagens+ 33

Campos do Jordão, Brasil
Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Imagem 7 de 38
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa primeira atitude frente ao desafio de projetar uma casa em Campos do Jordão foi de não adotar a ideia de repetir a fórmula de uma arquitetura dos alpes europeus largamente utilizada na região. Nossa concepção era outra. A ideia de entender o que nos pede a terra, com suas plantas clima e figuras humanas. Encontramos uma terra rica em artesãos, uma natureza deslumbrante aonde domina pinheiros selvagens e principalmente araucárias, e um clima frio e seco exigindo necessariamente proteção e acalanto para os futuros usuários da casa.

Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Imagem 5 de 38
© Leonardo Finotti
Planta - Pavimento Térreo
Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Jardim
© Leonardo Finotti

A forma brotou naturalmente como os pinhões que se soltam das pinhas que caem das Araucárias. Forma sinuosa que deixa passar o vento e convida o morador a experiências diversas das do seu dia a dia. Em vez de escadas, rampas. Em vez de corredores formas esculturais que abraçam as pessoas durante o percurso, modificando a cada passo a experiência sensorial.

Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Imagem 10 de 38
© Leonardo Finotti

A planta elíptica do andar social da casa, que contém ainda uma piscina coberta com SPA, é muito fluida e acabou por definir a volumetria básica da composição. No andar inferior, o de acesso, fica a garagem e a rampa curva de acesso ao andar social que se desenvolve em volta de uma adega. Nos dois últimos níveis estão as quatro principais suítes e um escritório com vista de 180 graus para as montanhas e a floresta de araucárias da região. A cobertura de geometria complexa faz referência ao pinhão característico das araucárias como dito anteriormente.

Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Corrimão, Viga
© Leonardo Finotti
Cortes Longitudinal e Transversal
Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Terraço
© Leonardo Finotti

Os materiais escolhidos: pedras e madeiras funcionaram perfeitamente propiciando para os moradores o aconchego desejado e para os artesãos de Campos de Jordão, uma oportunidade única para desenvolverem seu talento, capacidade e originalidade. Os grandes vãos proporcionados pela estrutura metálica e os vidros (muitos deles curvos) descortinam a bela paisagem e permitem as diferenças enormes de alturas e visadas sempre surpreendentes da casa.

Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Janela
© Leonardo Finotti
Elevação
Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura - Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura" 21 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928778/casa-pinhao-mareines-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.