Residência Lessans, de McGonigle McGrath, vence o RIBA House of the Year 2019

Projetada por Kieran McGonigle e Aidan McGrath, a Residência Lessans, foi nomeada Casa do Ano de 2019 pelo RIBA. Este prêmio, de grande prestígio no Reino Unido,foi concedido este ano a uma casa simples localizada no Condado de Down, construída no terreno de uma antiga fazenda.

Residência Lessans, de McGonigle McGrath, vence o RIBA House of the Year 2019 - Mais Imagens+ 17

© Aidan McGrath

A Residência Lessans, na zona rural do Condado de Down, foi escolhida como vencedora, pois representa um paradigma na criação de uma arquitetura contemporânea relevante que reflete verdadeiramente seu contexto local, vernacular e cultural. Possui uma simplicidade elegante, alcançada com um orçamento notavelmente baixo e sem excessos, criando encanto com os volumes que mudam sutilmente, bem como com a relação entre o interior e o exterior. A casa incorpora a rotina da vida e, com as habilidades dos arquitetos em fazer uma casa com materiais simples, cuidadosamente detalhados e com alinhamentos precisos, consegue se tornar não apenas uma casa, mas, mais importante, um lar. - Arquiteto John Pardey, presidente do júri da Casa do Ano de 2019 do RIBA.

© Aidan McGrath

Oferecido pelo Royal Institute of British Architects, a Casa do Ano é apresentada como a melhor nova casa ou extensão de casa projetada por um(a) arquiteto(a) no Reino Unido. A vencedora deste ano, a Residência Lessans, é uma casa de família, parte de um pequeno conjunto de edifícios agrícolas e integrada ao ambiente natural e construído. O projeto já recebeu o Prêmio RIBA da Irlanda do Norte 2019 e o Prêmio RIBA Nacional 2019.

© Aidan McGrath

A Casa Lessans demonstra que a arquitetura que potencializa a vida não precisa custar caro. Executada com incrível clareza e contenção, a McGonigle McGrath usou materiais simples e baratos para criar uma casa verdadeiramente personalizada que reflete seus proprietários e seu contexto. Mesmo com o orçamento mais apertado, a Casa Lessans mostra que uma casa de sonho, projetada por um arquiteto talentoso, pode ser uma realidade. - Alan Jones, presidente do RIBA

© Aidan McGrath

Dois blocos perpendiculares com paredes de concreto brancas, cobertas com telhados inclinados de zinco, geram "um espaço de estar de pé-direito duplo e um conjunto de três quartos com vista para um tranquilo e protegido pátio com jardim". Uma cozinha de planta livre e fachadas de vidro conectam o espaço ao exterior e permitem vistas panorâmicas, enquanto os quartos apresentam configurações mais íntimas e espaços privados.

© Aidan McGrath

Como a maioria dos não-arquitetos prestes a construir uma casa, tínhamos uma ideia clara sobre o que gostaríamos em termos de ambientes, mas nenhuma ideia sobre como eles poderiam ser organizados ou como seria a casa. A mágica que um arquiteto talentoso pode realizar ficou evidente a partir do momento em que vimos as plantas iniciais e essa apreciação se aprofundou à medida que o projeto progredia. Nós sentimos que a casa respeita e realmente potencializa a paisagem. É uma alegria viver nela - de ver o teto do quarto ao acordar, estar cercados pela paisagem suave na cozinha durante o dia, a apreciar o pôr do sol na sala superior. Estamos muito felizes em fazer parte dessa celebração do RIBA pelo potencial da arquitetura em melhorar a qualidade de vida. - Sylvia e Michael, proprietários da Casa Lessans.

© Aidan McGrath

Com £1.425 por metro quadrado, a Casa Lessans é uma conquista em termos de custo, para uma casa recém-construída dessa escala. De fato, o cuidado de McGonigle McGrath permitiu à empresa criar uma casa dentro do orçamento. Optando por materiais de construção básicos, cortes de custos e organização simples de salas e espaços, "cada centavo do orçamento do cliente foi cuidadosamente bem gasto".

© Aidan McGrath

Foi um prazer e um desafio trabalhar neste projeto, numa bela localização com a paisagem arquetípica de Ulster, com um briefing simples e um desafio de projetar e entregar um edifício precisamente detalhado e de alta qualidade com um orçamento modesto.O resultado, uma pequena coleção de formas na paisagem, é uma contribuição para o lugar e, esperamos, uma ampliação da nossa compreensão de como fazer edifícios em nossa área rural. Agradecemos aos nossos perspicazes clientes que confiaram em nosso trabalho e à equipe de construção, que tiveram paciência e habilidades para tornar nossos projetos realidade. Estamos emocionados com o resultado.- Arquiteto Kieran McGonigle de McGonigle McGrath

© Aidan McGrath

  • Projeto: Casa Lessans
  • Área bruta interna: 235m²
  • Custo de construção: £335.000
  • Arquiteto: McGonigle McGrath
  • Engenharia estrutural: MWL Consulting Engineers
  • QS: MJ Donnelly Quantity Surveyors
  • Empreiteiro principal: Hans Crosby

© Aidan McGrath

Antes da seleção da Casa Lessans, 8 casas estavam disputando o prêmio Casa do Ano do RIBA 2019. A lista completa apresentava as seguintes casas:

Fazenda Nithurst de Adam Richards Architects

Casa de Bolso de Tikari Works

Um Retiro Rural Restaurador para Sartfell de Foster Lomas

Casa Preta de Dualchas Architects

Casa Lessans de McGonigle McGrath

Retiro Secular de Atelier Peter Zumthor com Mole Architects

A Casa Verde de David Sheppard Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Residência Lessans, de McGonigle McGrath, vence o RIBA House of the Year 2019" [House Lessans by McGonigle McGrath Wins RIBA House of the Year 2019] 23 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928670/residencia-lessans-de-mcgonigle-mcgrath-vence-o-riba-house-of-the-year-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.