Jardins centrais de Jojutla / MMX

Jardins centrais de Jojutla / MMX

Jardins centrais de Jojutla / MMX - Mais Imagens+ 28

Jojutla de Juárez, México
  • Arquitetos: MMX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dane Alonso
  • Colaboradores: Laura Alonso, Pablo Goldin, Daniel González, Diego González, Zabdiel Ramos
  • Engenharia Estrutural: BVG
  • Projeto De Paisagem: PAAR
  • Cidade: Jojutla de Juárez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Dane Alonso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após os sismos de setembro de 2017 no México, Jojutla foi uma das comunidades mais afetadas no estado de Morelos, sofrendo danos em diversas construções e espaços públicos. Conseguir reconstruir a identidade através dos espaços urbanos, e que o projeto fosse aprovado pela comunidade, foram os principais desafios do projeto para os novos jardins centrais de Jojutla.

© Dane Alonso
© Dane Alonso

A interação com os habitantes da cidade foi próxima e constante, já que sua participação foi fundamental no desenvolvimento e concepção do projeto. Líderes da comunidade, historiadores, arquitetos, o governo e cidadãos em geral, foram os integrantes de um exercício participativo e aberto, que o Estudio MMX materializou através de um processo de projeto.

© Dane Alonso

A ideia inicial foi tomada das árvores, únicos elementos que, após os sismos, ficaram de pé em sem danos. Por isso, e de forma simbólica, se propõe transformar o centro cívico de Jojutla nos "Jardins Centrais de Jojutla", evocando a ideia de resiliência por meio da vegetação.

© Dane Alonso

Acompanhando os jardins, as estruturas de arcos que reinterpretam a arquitetura tradicional da região alojam os programas cívicos e comunitários que a cidade necessitava. Como materiais foram escolhidos: tijolo artesanal de cor ocre, pedra basáltica cinza para o piso e uma paleta vegetal de espécies locais.

Três ideias gerais destacam o projeto:

- Gerar uma nova identidade na praça cívica através do entendimento e organização do espaço que anteriormente estava desarticulado, dando a cada um dos elementos que compõem o projeto, um papel no momento de nova configuração, mas mantendo a relação entre eles;

© Dane Alonso
© Dane Alonso

- Criar diferentes áreas no projeto para contar com espaços de estar, áreas de encontro da comunidade, uma praça cívica e foro ao ar livre, além de espaços de circulação, pausa, encontro e lazer das pessoas;

© Dane Alonso
© Dane Alonso

- Gerar espaços de sombra em uma praça aberta através do desenho de paisagismo, e criar diversas atmosferas nos diversos espaços dos jardins; passando de uma zona com vegetação densa e espaços para se sentar cobertos, até uma praça cívica com pavimentação dura que aloja todos os tipos de evento.

© Dane Alonso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jojutla de Juárez, Mor., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Jardins centrais de Jojutla / MMX" [Jardines centrales de Jojutla / MMX] 20 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928659/jardins-centrais-de-jojutla-mmx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.