Casa AR / Valeria del Vecchio

Casa AR / Valeria del Vecchio - Mais Imagens+ 28

Funes, Argentina
  • Arquitetos: Valeria del Vecchio; Valeria del Vecchio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Estelles
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk
  • Engenharia: Jeremías Martínez
  • Cidade: Funes
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Carolina Estelles

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa AR surge como necessidade de um local de descanso para os finais de semana de sua proprietária e suas visitas familiares, em um novo loteamento de baixa densidade construído próximo à cidade de Funes, na região metropolitana de Rosario. Sobre um lote de esquina de 18 por 30 metros, com esses 30 metros de frente orientados para norte, a casa se situa sobre o fundo, consolidando uma espécie de empena construída, com uma fachada cega ao sul e permeável ao norte. Devido à demanda de um programa reduzido, composto por um dormitório, banheiro, sala de estar com cozinha integrada, galeria e um pequeno depósito, mas com a possibilidade de crescimento em um futuro e um orçamento reduzido, optou-se por um projeto compacto que otimizasse ao máximo os recursos materiais e econômicos.

© Carolina Estelles
Planta
© Carolina Estelles

A casa se configura como uma tira retangular de 4 por 18 metros, com uma pequena quebra sobre a circulação sul para possibilitar a conexão com uma futura ampliação, buscando que todos os seus ambientes gozem das melhores condições de iluminação e conforto. Nesta busca de otimização construtiva, tanto em termos de execução, quanto materiais, se escolhe o tijolo como elemento exclusivo para seu desenvolvimento, já que, graças a suas qualidades formais, estruturais, logísticas, econômicas, estéticas e de manutenção, permite resolver diversas questões. Um material nobre no tempo, que da respostas às situações climáticas enfrentadas por uma casa sem vizinhos imediatos, em um lote aberto e com pouca vegetação.

© Carolina Estelles
Detalhe
© Carolina Estelles

O perímetro da casa recebeu muros duplos autoportantes, com suas faces internas e externas aparentes, economizando nos acabamentos, revestimentos e pintura. Quando aparecem as aberturas, a parede interna se interrompe e a externa se transforma em um aparelho simples de alvenaria, como uma tela que regula a entrada de luz natural, a privacidade e a segurança da residência, resolvendo, além disso, a expressão formal do projeto. Ao implantar todos os ambientes para o norte, durante o verão a luz solar não entra diretamente na casa, colaborando com o condicionamento térmico da mesma, mas durante o inverno, quando o sol está mais baixo, a luz penetra no interior dos ambientes, filtrada por essa tela de tijolo, gerando um jogo de luzes e sombras que vai mudando com o transcorrer do dia.

© Carolina Estelles

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AR / Valeria del Vecchio" [Casa AR / Valeria del Vecchio] 19 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928657/casa-ar-valeria-del-vecchio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.