8 Casas que definem a arquitetura moderna na Argentina

O Movimento Moderno teve um papel inquestionável na renovação dos ideais arquitetônicos, aportando uma nova atitude frente ao entendimento dos modos de habitar, da técnica e da estética, marcando profundas mudanças na percepção geral do mundo. Em relação à Argentina, apesar de ser complexa a localização periódica da produção arquitetônica moderna, é possível mencionar alguns dos arquitetos que começaram, a partir dos anos 20, a vincular-se com estas ideias. As contribuições intelectuais e de criação arquitetônica de Alejandro Virasoro, Alberto Prebisch, Ernesto Vautier, Fermín Beretervide, Wladimiro Acosta, Alejo Martinez, Antonio e Carlos Vilar, Juan Kurchan, Jorge Ferrari Hardoy, Antonio Bonet, Abel López Chas, Eduardo Catalano, Eduardo Sacriste e Amancio Williams, entre outros, incluiram, em muitos casos, abordagens originais associadas a novos modos de pensar, manifestando uma arquitetura resultante da análise das condições locais e regionais de seus cidadãos.

No âmbito habitacional, particularmente no caso das residências, no trato direto com clientes específicos e escalas reduzidas, muitos casos acabaram formando um campo propício para refletir e ensaiar sobre os novos modos de habitar, momento que pode ser compreendido hoje como a oportunidade ideal para a experimentação arquitetônica. Assim, nos dias de hoje, muitas residências projetadas pelos arquitetos anteriormente mencionados, se apresentam como a manifestação material dos postulados teóricos característicos do período.

A seguir, apresentamos uma seleção de 8 obras de programa residencial na Argentina que permitem compreender algumas das preocupações locais associadas ao movimento moderno:

Casa Victoria Ocampo / Alejandro Bustillo (1928)

Casa Victoria Ocampo / Alejandro Bustillo . Imagem via Fondo Nacional de las Artes Sob Licença CC BY 4.0

Esta propriedade, projetada em 1928 pelo arquiteto Alejandro Bustillo para a reconhecida Victoria Ocampo, encontra-se localizada no bairro de Palermo Chico. A casa se compõe de vários volumes livres de ornamentação, onde o tratamento austero das superfícies, o equilíbrio na proporção entre cheios e vazios, a relação fluida com o exterior, e o manejo da luz natural nos interiores, se apresentam como características notáveis associadas à modernidade.

Casa Escritório Pillado / Wladimiro Acosta (1933)

Casa Escritório Pillado / Wladimiro Acosta . Image © Ramiro Sosa

Quando o Dr. Pillado, reconhecido advogado local, decidiu construir sua casa e escritório jurídico em Bahía Blanca, Wladimiro Acosta se inclinou por uma proposta que, baseada em uma estética racionalista, compreendia o isolamento como um dos principais problemas a se resolver. O mesmo realizou estudos precisos que tiveram como resultado uma obra que, por meio dos elementos construtivos, mantém as melhores condições térmicas possíveis, tanto no inverno, quanto no verão.

Casa Oficina Forner Bigatti / Alejo Martinez (1937)

Casa Taller Forner Bigatti / Alejo Martinez . Image Cortesía de Fundación Forner-Bigatti

A casa oficina Forner-Bigatti, projetada pelo arquiteto Alejo Martinez em 1937, combina a residência e as oficinas de trabalho da pintora Raquel Forner e do escultor Alfredo Bigatti, dois reconhecidos artistas argentinos. A mesma está localizada no bairro de San Telmo, onde o programa duplo se resolve por meio de uma planta compacta na qual se diferenciam radicalmente os espaços privados da residência daqueles destinados às atividades artísticas.

Estúdios para Artistas / Antonio Bonet, Abel Lopez Chas, Ricardo Vera Barros (1938)

Estúdios para Artistas / Antonio Bonet, Abel Lopez Chas, Ricardo Vera Barros. Imagem © Federico Kulekdjian

Este edifício de esquina, localizado em Buenos Aires e projetado pelos arquitetos Antonio Bonet, Abel Lopez Chas e Ricardo Vera Baros, estabeleceu, desde sua construção, as bases para o início de certas reflexões sobre a arquitetura moderna internacional no contexto argentino. O edifício, concluído em 1938, conta com 4 espaços comerciais no nível da rua e 7 apartamentos-estúdios, aos quais é possível acessar a partir do primeiro pavimento, para logo acessar cada um deles a partir de um mezanino, pensado como um espaço de descanso.

Casa Miramontes / Wladimiro Acosta (1938)

Casa Miramontes / Wladimiro Acosta . Image Cortesía de Mariana Bettoli

A Casa Miramontes, projetada no final de 1938 pelo arquiteto Wladimiro Acosta e finalizada no início de 1940, é uma residência de férias para um casal e seus dois filhos, localizada na cidade de La Falda, Córdoba. Implantada em um terreno extenso, a obra aborda o vínculo entre o homem e a paisagem, representando um exemplo claro da renovação técnica e estética a partir das novas perspectivas de higiene e saúde.

Casa sobre o arroio / Amancio Williams e Delfina Gálvez Bunge (1943)

Casa sobre o arroio / Amancio Williams e Delfina Gálvez Bunge . Imagem © Ana María León [Fickr] sob licença CC BY-NC-ND 2.0

A Casa sobre o arroio, mais conhecida como "casa da ponte", foi projetada pelos famosos arquitetos argentinos Amancio Williams e Delfina Gálvez de Williams entre os anos 1943 e 1946 na cidade de Mar del Plata. A mesma foi construída originalmente como uma residência para o pai de Amancio, o músico Alberto Williams. A casa se apresenta como uma evidência construída da capacidade de estabelecer um vínculo entre a racionalidade moderna do ser humano com a natureza e sua topografia.

Casa Curutchet / Le Corbusier (1949)

Casa Curutchet / Le Corbusier . Imagem © Roberto Fiadone [Wikimedia] sob licença CC CC BY-SA 4.0

A Casa Curutchet, localizada na cidade de La Plata, é uma obra que combina a residência e o consultório médico do doutor Curutchet. A mesma foi projetada por Le Corbusier, um dos mais claros expoentes da arquitetura moderna mundial. Finalizada em 1955 e com uma grande contribuição de Amancio Williams na coordenação da obra, a casa representa um dos manifestos mais claros dos ideais modernos na Argentina. A casa foi declarada monumento nacional em 1987 e posteriormente Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Atualmente, é a sede do Colégio de Arquitetos da Província de Buenos Aires e é possível visitá-la para experimentar sua arquitetura em primeira pessoa.

Casa Di Tella / Clorindo Testa (1968)

Casa Di Tella / Clorindo Testa . Image Cortesía de Revista 1:100

A Casa Di Tella foi projetada em 1968 por Clorindo Testa para o colecionador de arte e mecenas Guido Di Tella, no bairro de Belgrano, Buenos Aires. realizada em colaboração com os arquitetos Luis Hevia Paul e Irene van der Poll, e terminada em 1970, a obra apresenta uma série de desníveis e rampas que, junto a sua estética brutalista de concreto apartente, representa um dos recursos mais utilizados pelo arquiteto, assim como acontece na Biblioteca Nacional e no Banco de Londres. Lamentavelmente, a residência foi demolida em 2011 para ceder terreno a um edifício de apartamentos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "8 Casas que definem a arquitetura moderna na Argentina" [8 casas que definen la arquitectura moderna en Argentina] 19 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928649/8-casas-que-definem-a-arquitetura-moderna-na-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.