Protótipo Apan / Francisco Pardo Arquitecto

Protótipo Apan / Francisco Pardo Arquitecto
© Jaime Navarro

Protótipo Apan / Francisco Pardo Arquitecto - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Francisco Pardo
  • Equipe De Projeto: Ivan Saucedo, Karen Burkart, Wilfrido Estrada, Víctor Cruz, Sophia Alami, Daniel Vázquez, Erick Trejo
  • Clientes: Instituto do Fundo Nacional de Habitação para os Trabalhadores (INFONAVIT); Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS)
  • Cidade: Apan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O INFONAVIT, através do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS), iniciou o projeto de pesquisa "Do território ao Habitante" que busca melhorar a qualidade das residências de autoconstrução assistida financiadas pelo Instituto.

© Jaime Navarro
Planta - Térreo
© Jaime Navarro

Este projeto contém 84 propostas experimentais para residências rurais e autoconstrução assistida, projetadas por 84 escritórios de arquitetura diferentes. Trata-se de um estudo preciso e rigoroso do território e cada proposta apresentada proporciona uma solução a um problema de residência e cujo contexto, o território existente, foi sempre definidor da problemática. Este programa motivou a criação de um Laboratório de Residências em Apan, Hidalgo, onde foram construídos 32 protótipos residenciais com o objetivo de estudar a habitação social e sua relação com a região como base para planejar e desenvolver soluções.

© Jaime Navarro

Este protótipo foi pensado para ser desenvolvido em diversas áreas rurais do município de Panotla, no estado de Tlaxcala. Um sistema é composto por partes, duas ou mais. É um conjunto ordenado de normas e procedimentos que regulam o funcionamento de um grupo ou coletividade. Por meio de um conjunto de regras ou princípios, criam-se relações entre essas partes.

© Jaime Navarro
Diagrama Disposição Urbana 1
© Jaime Navarro

Nesta proposta, desenhamos dois elementos principais que compõem as regras de parcelamento: em primeiro lugar, um sistema que delimita o lote com oito juncos de madeira da região, cada um com 3 metros, formando uma circunferência de 8 metros de diâmetro auto-portante que envolve 50 m2 de uso privativo, a parte que receberá a residência, agricultura ou pecuária. Em segundo lugar, uma estrutura de bloco, que em seu programa base de 18 m2, conta com uma pequena cozinha, banheiro e espaço livre que pode ser utilizado como dormitório. Na parte de cima, um espaço livre com dispensa para armazenar colheita ou materiais, cujo espaço pode crescer posteriormente como parte da casa, chegando a até 36 m2.

© Jaime Navarro

As divisões, seguindo as regras de organização do sistema, vão se ampliando, assim como as estruturas, gerando mais área privada entre elas, áreas comuns, a auto-regulação da comunidade vai desenhando os espaços intermediários entre lotes privados para criar um programa social e coletivo.

© Jaime Navarro
Corte Longitudinal
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Apan, Hgo., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Protótipo Apan / Francisco Pardo Arquitecto" [Prototipo Apan / Francisco Pardo Arquitecto] 21 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928647/prototipo-apan-francisco-pardo-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.