Editora Escola da Cidade lança Guia de Arquitetura sobre São Paulo

No dia 19 de novembro, a Editora Escola da Cidade lança Um guia de arquitetura de São Paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos, organizado pelo arquiteto e professor Fabio Valentim e que traz uma seleção de obras relevantes na história recente da arquitetura moderna paulistana e seus desdobramentos.

O lançamento, apoiado pelo jornal Folha de S.Paulo, contará com uma roda de conversa com Lorenzo Mammi, crítico de arte, Marta Bogéa, arquiteta, e com Fabio Valentim, mediada pelo crítico da Folha de S.Paulo Francesco Perrotta-Bosch. Será no auditório da Livraria Martins Fontes Paulista (Av. Paulista, 509).

A partir de uma significativa amostragem de 124 construções – cuja diversidade abarca parques, escolas, conjuntos habitacionais, torres comerciais e outros projetos das mais variadas funcionalidades –, o guia apresenta 12 roteiros que não se limitam às áreas centrais, contemplando também obras de zonas periféricas e mesmo de municípios vizinhos. Incorporando ainda construções mais recentes, mas já suficientemente reconhecidas, a publicação convida o leitor a conhecer a cidade em sua larga extensão e, assim, compreender a complexidade de sua escala e admirar sua diversidade.

“Poucas cidades no mundo dispõem de um acervo de edifícios modernos tão rico como o de São Paulo. De obras públicas a residências, grandes criações arquitetônicas se espalham por sua mancha urbana, mas podem passar despercebidas por olhares que se perdem no aglomerado de prédios. Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha são apenas alguns dentre tantos importantes arquitetos que aqui construíram”, explica Valentim.

Os textos sobre as obras foram escritos por professores da Escola da Cidade e as imagens feitas por fotógrafos profissionais, ex-alunos e estudantes. Na abertura, um pequeno ensaio fotográfico de Lalo de Almeida apresenta São Paulo e seus moradores, a partir dos percursos sugeridos.

Para viabilizar este projeto e reunir o material, a editora teve o apoio de professores, alunos e ex-alunos, funcionários e simpatizantes da Escola da Cidade. Este guia também celebra a primeira parceria com a WMF Martins Fontes, editora com participação fundamental na publicação de obras de arquitetura no país.

Título: Um guia de arquitetura de São Paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos
Autor: Fabio Valentim (org.)
Nº de páginas: 448
Coedição WMF Martins Fontes/Escola da Cidade: 1º Ano: 2019
Lançamento: 19 DE NOVEMBRO DE 2019
ISBN WMF MARTINS FONTES: 978-85-469-0278-1
ISBN ESCOLA DA CIDADE: 978-85-64558-47-2
Área de interesse: Arquitetura/Urbanismo
Tipo de capa: brochura
Formato: 12 X 17 cm
Preço de capa: R$59,90

SERVIÇO
• Data: 19/11/19 (terça-feira)
• Horário: 19 horas (roda de conversa)
20 horas (sessão de autógrafos com os autores)
• Local: Editora WMF Martins Fontes – Av. Paulista, 509

  • Título

    Editora Escola da Cidade lança Guia de Arquitetura sobre São Paulo
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    19 de Novembro de 2019 07:00 PM
  • Até

    19 de Novembro de 2019 09:00 PM
  • Onde

    Editora WMF Martins Fontes
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Editora Escola da Cidade lança Guia de Arquitetura sobre São Paulo" 18 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928632/editora-escola-da-cidade-lanca-guia-de-arquitetura-sobre-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.