O futuro da arquitetura brasileira: 15 jovens escritórios, coletivos e práticas

É indiscutível a capacidade de adaptação dos profissionais da arquitetura no Brasil. Confrontados, nos anos recentes, com crises de diversas espécies que vêm dificultando a realização de trabalhos e, talvez ainda pior, imersos em uma estrutura que sistematicamente desvaloriza a profissão, o profissional e o projeto, é de surpreender a ampla diversidade e alta qualidade da produção atual. 

Em 2014, publicamos uma matéria intitulada Jovens talentos da arquitetura brasileira, onde compilamos alguns dos escritórios e profissionais em atuação no país que, na época, mostravam uma produção interessante e coerente com seus contextos específicos. Alguns daqueles jovens profissionais vieram a consolidar, nos anos seguintes, produções de ampla envergadura - pensemos, por exemplo, em Carla Juaçaba, MAPA e Metro Arquitetos, para mencionar apenas alguns.

Cinco anos mais tarde, reunimos em um novo artigo algumas das práticas e escritórios que, na nossa opinião, refletem o atual estado da arquitetura no Brasil - e tudo o que isso implica em termos sociais, políticos, econômicos e estéticos - e apontam na direção de um futuro um pouco mais otimista, aberto e diverso.

Alguns dos grupos reunidos aqui, embora jovens, têm se destacado por uma produção consistente e de notável qualidade, outros têm figurado em premiações nacionais e internacionais. Certos escritórios vêm produzindo obras admiráveis em regiões menos documentadas do país, enquanto outros têm explorado a relação entre arquitetura e campos adjacentes, como arte e design. Finalmente, algumas das práticas a seguir têm trabalhado no sentido de ampliar o acesso à moradia digna, ao passo que outras têm se empenhado em desvelar a natureza política da arquitetura, que traz consigo questões incontornáveis de raça e gênero. 

A seguir, 15 jovens escritórios, coletivos e práticas que mostram o que está por vir na arquitetura brasileira:

Gru.a

Liderado por: Caio Calafate e Pedro Varella.
Sede: Rio de Janeiro, RJ

Instalação A Praia e o Tempo / gru.a. Imagem © Rafael Salim

Gru.a (grupo de arquitetos) é um escritório baseado no Rio de Janeiro. Desde sua formação em 2013 elabora projetos e obras de diversas escalas e naturezas, com especial interesse na interseção entre os campos da arquitetura e das artes plásticas. Paralelamente à prática de escritório, os sócios do gru.a dedicam-se à pesquisa acadêmica e atividades de ensino.

Pavilhão Videiras / gru.a. Imagem © Federico Cairoli

Fundo Fica

Dirigido por: Marina Grinover, Gabriel Palladini, Gustavo Calazans, Emil Lewinger, Renato Cymbalista e Bianca Antunes.
Sede: São Paulo, SP

Exposição "O que é um proprietário ético?" na Bienal de Arquitetura de Chicago 2019. Cortesia de FICA

O FICA é um fundo imobiliário de propriedade coletiva. Protege terras da especulação para garantir um acesso mais igualitário a esses recursos. Garante o uso socialmente justo da propriedade, evitando a gentrificação. Busca a diversidade, a permanência e a segurança das comunidades no território. Adquire imóveis e os torna acessíveis: acredita no direito de uso dos espaços por valores justos e não especulativos. Constrói modelos alternativos ao mercado imobiliário tradicional a partir de uma rede crescente de doadores e de colaboradores como você. O FICA promove uma cidade melhor. Aqui. Agora. Juntos.

Apartamento 01. Cortesia de FICA

Jirau

Liderado por: Pablo Patriota e Bernardo Lopes.
Sede: Caruaru, PE

Sobrados Novo Jardim / Jirau Arquitetura. © Antônio Preggo

Em 2010 criamos o Jirau, um escritório de Arquitetura e Urbanismo que atua nas mais diversas áreas de projeto. Entregando arquitetura de alto nível, possuindo capacidade técnica e estrutural para desenvolver projetos de diferentes escalas de complexidade, desde residências unifamiliares até projetos de Desenho Urbano, buscando proporcionar sempre uma experiência valiosa para os nossos clientes.

Residencial Clodoaldo Sampaio / Jirau Arquitetura. Imagem © Antônio Preggo

Goma Oficina

Liderado por: Ana David, André Stefanini, Christian Salmeron, João Wallig, Fernando Banzi, Guilherme Tanaka, Lauro Rocha, Maria Cau Levy, Paula Marujo, Victoria Braga e Vitor Pena.
Sede: São Paulo, SP

Maquete do Monumento à III Internacional de Vladímir Tátlin. Imagem © Fernando Banzi

A Goma Oficina é um coletivo de arquitetos e artistas que desde 2010 trabalha com frentes interdisciplinares. Reconhecida pela gama de atuação diversa, principalmente pelo viés crítico e artístico. Fazem parte da rede de colaboradores fotógrafos, designers, arquitetos, produtores e educadores. A diversidade da rede possibilita trocas de conhecimento e saberes, bem como o diálogo e cooperação entre campos de atuação distintos.

Vila Flores / Goma Oficina. Imagem © Lauro Rocha, Fernando Banzi

Concreto Rosa

Liderado por: Geisa Garibaldi.
Sede: Rio de Janeiro, RJ

Instalação "Casa" na 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, por Concreto Rosa. Imagem © Ciro Miguel

A Concreto Rosa tem como objetivo principal conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, posicionando as mulheres em um mercado predominantemente masculino.

Instalação "Casa" na 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, por Concreto Rosa. Imagem © Ciro Miguel

Vão

Liderado por: Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero.
Sede: São Paulo, SP

Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão. Imagem © Rafaela Netto

Desde a fundação do estúdio desejávamos criar um território laboratorial que incorporasse todas as investigações, inclusive as não bem sucedidas. Tudo o que não se concretiza - projetos não construídos ou ideias que tiveram de ser abandonadas por fatores externos - podem ser vistos como trabalhos desenvolvidos “em vão”, porém essa expressão para nós representa um valioso arsenal de experimentação que é assimilado no presente, transformado no tempo e incorporado no futuro.

Primeiro Lugar no Concurso LIGA Subsolanus / Vão + Marina Canhadas. Imagem © Luis Gallardo (LGM Studio)

Arquitetura na Periferia

Equipe: Carina Guedes, Mariana Borel, Elisabetta McKena, Rafaela Dias, Tereza Barros, Luciana da Cruz, Cheyenne Miguel, Cenir Silva e Lívia Gonçalves.
Sede: Belo Horizonte, MG

Imagem Cortesia de Arquitetura na Periferia

Projeto que visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. Ao invés de oferecer um produto, buscamos favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim leva a um aumento de sua autoestima e confiança.

Equipe Arquitetura na Periferia. Imagem © Bruno Figueiredo / Área de Serviço

Estúdio Módulo

Liderado por: Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon.
Sede: São Paulo, SP

Ágora Tech Park / Estúdio Módulo. Imagem © Nelson Kon

O Estúdio Módulo é um coletivo voltado para a produção de arquitetura, design de interiores, desenho urbano e design gráfico dirigido por Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon. O coletivo é motivado pela diversidade de assuntos que envolve a formação do arquiteto contemporâneo, abordando diversas escalas da arquitetura, desde projetos de sinalização, design de mobiliário, edifícios e desenho urbano.

CURA - Cursos e Coworking / Estúdio Módulo. Imagem cortesia do escritório

Garoa

Liderado por: Alexandre Gervásio, Erico Botteselli, Lucas Thomé e Pedro De Bona.
Sede: São Paulo, SP

Wish School / Garoa. Imagem © Pedro Napolitano Prata

Situado em São Paulo, o Grupo Garoa Arquitetos Associados é um laboratório coletivo de prática projetual. Laboratório pois leva a prática pelo viés da experimentação, ou seja, por não ter métodos preconcebidos de norteamento. A partir das condicionantes específicas de cada situação, elenca os métodos e procedimentos de intervenção. Colaborativo pelo caráter de desenvolvimento dos trabalhos, no qual as distintas e complementares qualidades dos integrantes da equipe são somadas de forma a desenvolver um trabalho plural e conciso.

Casa Havaí / Garoa + Chico Barros. Imagem © Pedro Napolitano Prata

sauermartins

Liderado por: Cássio Sauer e Elisa T. Martins.
Sede: Porto Alegre, RS

Casa de Lata / sauermartins. Imagem © Federico Cairoli

Escritório de arquitetura com sede em Porto Alegre. Atua em diferentes escalas e programas buscando a arquitetura como um instrumento capaz de transformar realidades. Em parceria com outros arquitetos e escritórios, obteve reconhecimento em concursos de arquitetura e urbanismo.

Observatório do campo e das estrelas / sauermartins. Imagem © Fernando Schapochnik

Lins Arquitetos

Liderado por: Cíntia Menezes Lins de Matos, Deborah Martins de Oliveira Lins, Jorge Mauro Soares Lins e George de Menezes Lins.
Sede: Juazeiro do Norte, CE

Sede do escritório Lins Arquitetos Associados / Lins Arquitetos Associados. Imagem © Joana França

O escritório Lins Arquitetos Associados foi fundado em 2011 e está localizado no sertão nordestino, mais precisamente no Cariri, sul do estado do Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte. Trabalha em todas as escalas e com diferentes programas, partindo desde a cidade, passando pelo edifício até chegar ao mobiliário.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados. Imagem © Joana França

MNMA studio

Liderado por: André Pepato e Mariana Schmidt.
Sede: São Paulo, SP

Selo / MNMA studio. Imagem © Andre Klotz

Studio transdisciplinar de arquitetura que desenvolve projetos com sensibilidade, articulando os elementos de forma simples e intimista. Fundado por André Pepato e Mariana Schmidt, que após colaborarem com reconhecidos escritórios como Studio MK27, U-TT (Urban Think Tank), Jacobsen, UNA, FGMF, iniciaram o Studio com o propósito de integrar disciplinas com forte apelo plástico, sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas para desenvolver projetos com diversidade de escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas.

EGREY / MNMA studio. Imagem © Andre Klotz

Estúdio Flume

Liderado por: Christian Teshirogi e Noelia Monteiro.
Sede: São Paulo, SP

Sede Castanhas de Caju / Estúdio Flume. © Estúdio Flume

O estúdio Flume, é uma associação dos arquitetos Christian Teshirogi e Noelia Monteiro, que unificaram sua produções, a partir de 2015, com a intenção de aproximar a arquitetura aos negócios de impacto social, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Casa do Mel / Estudio Flume. Imagem cortesia do escritório

messina | rivas arquitetos

Liderado por: Rodrigo Messina e Francisco Rivas.
Sede: São Paulo, SP

Capela Ingá-Mirim / messina | rivas. © Federico Cairoli

messina | rivas e um escritorio de arquitetura baseado no São Paulo desde 2016 formado por Rodrigo Messina e Francisco Rivas. Selecionado internacionalmente pela YALA (Young Architects in Latin America) no evento colateral da Bienal de Arquitectura Venecia 2018.

Sauna São Roque / messina | rivas. Imagem © Federico Cairoli

Vaga

Liderado por: Fernando O’leary, Pedro Domingues e Pedro Faria.
Sede: São Paulo, SP

Vila Amélia / VAGA. Imagem © Leonardo Finotti

VAGA explora os territórios da prática e da pesquisa nas fronteiras entre arquitetura, urbanismo e design. Idealizado pelos arquitetos Fernando O’leary, Pedro Domingues e Pedro Faria, o estúdio tem como premissa trabalhar de forma colaborativa e horizontal nos processos de investigação e criação de projetos multidisciplinares a partir de clientes privados, concursos nacionais e internacionais ou iniciativas independentes.

Galpões CL / VAGA. Imagem © Pedro Napolitano Prata

Nota
Os textos em itálico e entre aspas foram copiados das páginas dos escritórios e, em alguns casos, ligeiramente editados para esta publicação. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O futuro da arquitetura brasileira: 15 jovens escritórios, coletivos e práticas" 21 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928543/o-futuro-da-arquitetura-brasileira-15-jovens-escritorios-coletivos-e-praticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.