EArquitetos recebe menção com proposta de ponte sobre o Rio Vrbas, na Bósnia e Herzegovina

O escritório EArquitetos desenvolveu uma proposta de ponte sobre o Rio Vrbas, em Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina. O projeto foi reconhecido com menção na competição internacional. Veja a proposta a seguir, acompanhada do memorial do projeto.

Da equipe: Às margens do encontro entre o rio Vrbas e o rio Crkvena repousa a fortaleza Kastel, um dos símbolos da história da cidade. A ponte surge então não somente como uma conexão entre as margens, mas como um mirante para contemplar a fortaleza e seu entorno.

Cortesia de EArquitetos

 A candidatura da cidade para Capital da Cultura 2024 reforça a necessidade desse ícone de arquitetura contemporânea para o local, bem como melhorar a articulação da identidade e singularidade dos aspectos culturais e geográficos.

A relação de ocupação dessa área da cidade vai muito além da conexão com a ponte, mas também com o terraço natural que se forma ao lado do Kastel, se tornando um importante ponto de encontro, uma conexão ponte-rio-entorno. 

Cortesia de EArquitetos

Potencializamos a relação dos moradores com as árvores e o rio, os arquitetos propuseram um gesto urbano que concentra multiatividades sob e sobre a ponte e o Kastel ratifica a nova intervenção, icônica, resignificando a relação Banja Luka/Rio Vrbas.

Linhas sinuosas, curvas, avançam para tecido urbano. Arcos comprimidos e cabos tracionados estruturam os tabuleiros. Separando os carros dos pedestres, definem-se melhores vistas do complexo, e a velocidade veicular pode ser mantida sem prejuízos. As linhas estruturais dialogam com a natureza e respeitam o Kastel - curvas naturais e estruturais serão novo símbolo da cidade.

Cortesia de EArquitetos

A Ponte

Linhas sinuosas, curvas, avançam para tecido urbano. Elegantes arcos comprimidos, tracionados por cabos de aço, estruturam os tabuleiros. A face da ponte veicular está biapoiada (13,5m) entre o arco principal e no arco inferior.  Na face peatonal/cicloviária, vigas vencem o balanço 6,5m.

Cortesia de EArquitetos

Caminho das forças

Arco principal vence vão de 113,50m com 20m de flecha e 1,20m de diâmetro. Este recebe cargas de um conjunto de cabos 10cm de diâmetro cada, que tracionam as vigas biapoiadas do tabuleiro veicular. Estas vigas descarregam no arco inferior com 1,20m de diâmetro.  As vigas em balanço de 6,5m também transferem suas cargas para o arco inferior. Ambos arcos têm seus empuxos absorvidos por contrafortes de concreto nas margens do rio Vrbas.

Implantação. Image Cortesia de EArquitetos

Ficha Técnica

  • Urbanismo, Arquitetônico, Estrutural e Paisagismo: EArquitetos
  • Equipe: Arq. Urb. Estevan Barin, Arq. Urb. Jenifer Vescia, Arq. Urb. Bruno Cassol, Arq. Urb. Jonas Rossi e Acad. Arq. Urb. Thais Saccol. 
  • Área: 76.400,00m²

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "EArquitetos recebe menção com proposta de ponte sobre o Rio Vrbas, na Bósnia e Herzegovina" 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928482/earquitetos-recebe-mencao-com-proposta-de-ponte-sobre-o-rio-vrbas-na-bosnia-e-herzegovina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.