Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - FachadaCasa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Janela, Banco, Tijolo, FachadaCasa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Fachada, Jardim, AidoCasa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Janela, FachadaCasa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Mais Imagens+ 32

Curitiba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paula Morais
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Cia. dos Tapetes, Coifatec, Deca, Decormade, Docol, Gustavo Francesconi, LinBrasil, Ovo, Portobello
  • Arquiteta Responsável: Beatriz de Araújo Empinotti
  • Equipe De Projeto: Beatriz Empinotti, Fernanda Alvarez, Ernst Böhm, Thiago Salcedo
  • Engenharia: Raffo Engenharia
  • Consultores: Relacus Realizações Acusticas
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Fachada
© Paula Morais

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Curitiba, a Casa Figueiras é resultado da relação harmônica entre volume construído, paisagem, terreno e entorno no qual está inserido.

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Janela, Banco, Tijolo, Fachada
© Paula Morais

Os clientes, um jovem casal paulista, deram liberdade criativa para a arquiteta desenvolver um projeto contemporâneo que tirasse o melhor proveito do lote mantendo um amplo jardim. O programa simples, sem excessos, possibilitou um projeto equilibrado entre espaços abertos e ambientes construídos.

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Janela, Fachada
© Paula Morais

Observando da rua vemos dois volumes sobrepostos contrastantes, quanto sua forma e materialidade, que, com o intuito de manter a privacidade de seus moradores, pouco revela do seu interior, lançado mão de poucas aberturas pontuais e elementos vazados.

Planta - Térreo

No jardim frontal, aberto para o condomínio, cacos da mesma pedra que reveste as paredes externas do térreo, guiam o visitante até porta de entrada, camuflada no painel ripado de madeira maciça certificada. O nível térreo se abre internamente em um ambiente fluído e luminoso que dialoga com o jardim através de amplas esquadrias de vidro duplo insulado, que conservam o calor nos dias frios de inverno característicos da região. Nos dias mais quentes, é possível mover os painéis de vidro resultando em grandes aberturas que integram a área interna ao deck do jardim.

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Mesa, Sofá, Cadeira
© Paula Morais

A organização da casa reflete o estilo de vida despojado e agregador dos moradores, que estão frequentemente recebendo e hospedando amigos e familiares. No piso térreo está a área social, suíte de hóspedes e área de serviço (as últimas possuem acesso independente pelo jardim no recuo lateral). A área social, completamente integrada, é composta pela sala de estar, sala de jantar, cozinha com churrasqueira e sala de home-theater. Como elemento de ligação desses ambientes foi projetado um móvel de 7 metros de comprimento, que atende várias funções: mesa de jantar, ilha e bancada de refeições da cozinha e churrasqueira.

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Janela, Fachada
© Paula Morais

Cores primárias vibrantes são pontuadas de forma equilibrada contrastando com as superficies de concreto, pedra natural e alvenaria em preto e branco. O mobiliário é uma mistura de móveis projetados pela própria arquiteta e peças contemporâneas e modernistas de designers brasileiros.

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Fachada, Jardim, Aido
© Paula Morais

O volume superior projeta-se no sentido da rua e explora a plasticidade do concreto aparente moldado in loco produzindo vincos que se prolongam em direção às janelas que enquadram vistas e iluminam a circulação superior que dá acesso às três suítes. As paredes externas das suítes superiores são revestidas, assim como o painel de entrada, por um ripamento de madeira maciça que formam grandes ângulos mantendo o alinhamento das ripas. Os quartos, com suas amplas janelas voltadas para o norte, desfrutam de uma bela vista para um bosque de preservação permanente. A suíte principal tem acesso ao grande telhado verde que se prolonga até ficar bem próximo ao bosque, reforçando o diálogo com a natureza do entorno.

Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura - Fachada
© Paula Morais

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Figueiras / Beatriz Empinotti Arquitetura" 14 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928407/casa-figueiras-beatriz-empinotti-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.