Menos é Mais Arquitectos vence o PNAM’19 com o Hotel Rural Casa do Rio

Menos é Mais Arquitectos vence o PNAM’19 com o Hotel Rural Casa do Rio

A 5ª edição do PNAM, Prêmio Nacional de Arquitetura em Madeira de Portugal, foi entregue no último dia 8 de novembro no Mosteiro de Alcobaça. Organizado pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Ordem dos Arquitectos (OA) e Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), a premiação bienal destina-se a arquitetos portugueses que escolhem a madeira como matéria prima para as suas construções.

Conheça, a seguir, os projetos reconhecidos. 

A partir de dezenas de submissões, 8 projetos finalistas foram selecionados pelo júri, que decidiu por um vencedor e uma menção honrosa. O Hotel Rural Casa do Rio em Foz Côa, do Arquiteto Francisco Vieira de Campos do gabinete de arquitetura “Menos é Mais” foi o grande vencedor da edição deste ano, recebendo o troféu desenhado por Álvaro Siza Vieira. A Menção Honrosa para "Afirmação da Madeira e/ou derivados na reabilitação" foi entregue para o Atelier do Corvo, pelo projeto para a Torre Sineira de Moncorvo.

PROJETO VENCEDOR: Hotel Rural Casa do Rio / Menos é Mais Arquitectos

Hotel Rural Casa do Rio. Image © José Campos Photography

Escritório: Menos é Mais – Arquitectos Associados
Arquiteto Responsável: Francisco Vieira de Campos
Local: Vila Nova de Foz Côa
Construção: João Viega
Carpintaria: Rusticasa
Dono da Obra: Quinta do Vallado

Descrição da obra: O vale acentuado do Rio Douro, a sua topografia e os socalcos ritmados das plantações, marcam fisicamente um cenário perfeito para “construir sem tocar”. É neste entrecruzar de níveis perfeitamente desenhados e adaptados à morfologia do terreno que surge uma linha de água acentuada que direciona o olhar e faz-nos dialogar diretamente com o lento passar do plano da água. A nova construção está implantada bem no meio desta linha de água, evidenciando o espaço sobrante de todo um sistema de cultivo. Esta pequena parcela de terreno organiza todos os conceitos para a preservação da paisagem e do seu ecossistema, e revela o grande desafio que foi desenhar este edifício. A construção em madeira destina-se a um pequeno equipamento para agroturismo. Foram concebidos quinze módulos que formam um paralelepípedo, reunindo todos os espaços necessários à sua funcionalidade. Este volume pousa em dois grandes pilares que evidenciam a passagem da linha de água. Toda a intervenção revela de forma evidente um enorme rigor no desenho e nas proporções. O exterior e o interior são coerentemente concebidos através do uso da madeira e da sistematização do seu detalhe. Nesta magnífica paisagem surge uma linha tênue reflexo da verdadeira intenção de deixar todo este espaço mágico intocável.

Hotel Rural Casa do Rio. Image © José Campos Photography

MENÇÃO HONROSA: Torre Sineira de Miranda do Corvo / Atelier do Corvo

Torre Sineira de Miranda do Corvo. Image Cortesia de PNAM'19

Escritório: Atelier do Corvo
Arquitetos Responsáveis: Carlos Antunes e Désirée Pedro
Local: Miranda do Corvo
Construção: Isidovias – Investimentos
Carpintaria: José Eduardo Sousa
Dono da Obra: Câmara Municipal de Miranda do Corvo

Descrição da obra: No projeto de reconstrução da torre foi utilizado um sistema construtivo simples em madeira, que resolveu de uma forma delicada o programa pretendido e dignificou todo o conjunto edificado. Após a demolição de todo o interior da torre, obteve-se um vazio construtivo que proporcionou a possibilidade de reinterpretar o património existente e corrigir as diversas transformações ocorridas ao longo dos tempos. O sistema construtivo proposto foi executado em madeira segundo métodos tradicionais, criando uma estrutura unitária, autoportante e subtil, que espreita do alto da torre de uma forma singela. Este conjunto em madeira é constituído pelas escadas, pelos pavimentos e pela cobertura, e tem a capacidade de se tornar num elemento completamente autónomo, mas que em conjunto com o existente, cria uma atmosfera solene, enaltecendo todo este magnífico processo de reabilitação.

Torre Sineira de Miranda do Corvo. Image © Atelier do Corvo

O júri desta edição foi composto por:

  • Arq. Nuno Martins de Melo - Presidente (nomeado pela presidência da Ordem dos Arquitectos)
  • Arq. Marta Rocha (nomeada pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte)
  • Arq João Appleton (nomeado pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Sul)
  • Engª. Helena Cruz (nomeada pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil)
  • Professor Doutor Fernando Diniz (nomeado pela Faculdade da Arquitetura da Universidade da Beira Interior)
  • Professor Doutor Florindo Mendes Gaspar (nomeado pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Leiria)
  • Eng. Marco Faustino – Patrocinador de Ouro

Para mais informações, vídeos e o catálogo digital em https://pnam.pt/pnam19/

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Menos é Mais Arquitectos vence o PNAM’19 com o Hotel Rural Casa do Rio " 13 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928298/menos-e-mais-arquitectos-vence-o-pnam19-com-o-hotel-rural-casa-do-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.