Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia

FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia

No contexto da comemoração do centenário da independência da Polônia no último dia 11 de Novembro, o escritório polonês de arquitetura FAAB revelou uma proposta que pretende transformar um dos mais simbólicos espaços públicos da capital, a Praça Marechal Piłsudski em Varsóvia. Piłsudski talvez seja uma das figuras mais importantes da Polônia moderna, primeiro chefe de estado e herói do ressurgimento do país em 1919 depois de mais de 120 anos da partição do território polaca entre Áustria, Prússia e Rússia em 1972-1995. Concebido para integrar suas funções relacionadas às humanidades, artes e ciências, o projeto da nova Praça Piłsudski busca inspirar novas interações entre estes espaços e suas disciplinas além de ampliar e muito as áreas verdes da capital - tão necessárias em uma cidade internacionalmente conhecida por sua atmosfera "cinzenta". Como a própria equipe afirma, a proposta nasceu de uma mistura entre história e arte, literatura e música, cinema e design, ciência e inovação. Somado a isso, o projeto foi pensado para incentivar e promover novos ecossistemas urbanos para a Varsóvia do futuro.

Cortesia de FAAB Architektura Cortesia de FAAB Architektura Cortesia de FAAB Architektura Cortesia de FAAB Architektura + 11

Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura

A proposta foi apresentada junto às comemorações do centenário da independência da Polônia em 2019. A ideia é integrar os edifícios e suas atividades em um novo espaço público concebido para favorecer uma melhor qualidade de vida para seus habitantes além de abordar questões relativas à sustentabilidade do espaço urbano na maior metrópole do país. "A ideia é reabrir a praça, ou seja, criar novas rotas e percursos no nível do pedestre, facilitando o uso e a apropriação do espaço além de promover diferentes atividades e programas tanto na própria praça quanto junto às áreas verdes do entorno, como o Jardim Saxão [Ogród Saski] e a nova praça ou melhor, o novo Parque Piłsudski [Park Piłsudskiego]."

Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura

Apesar de sua abordagem inovadora e radical, o projeto desenvolvido pelos arquitetos da FAAB procura respeitar a memória deste local histórico, destacando a antiga escala e alinhamento dos edifícios destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. A proposta presta excepcional homenagem à Tumba do Soldado Desconhecido - importante marco nacional polaco -, complementando o monumento com um novo museu que contará a história por trás deste importante símbolo nacional. O projeto da Nova Praça Marechal Piłsudski foi concebido como o maior parque ciclístico da Europa e suas enormes e abundantes áreas verdes deverão contribuir muito para a diminuição do efeito das ilhas de calor, coletando e armazenando água da chuva, diminuindo a contribuição e dependência desta enorme área do sistema municipal de drenagem. Os novos edifícios contariam com sistemas fotovoltáicos integrados à cobertura e também às fachadas de vidro, além de contar com sistemas dinâmicos de piso que transformariam a energia cinética dos pedestres em energia elétrica.

Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura

A proposta também inclui um SPA urbano onde "todos os moradores e visitantes poderão usufruir de terapias aromáticas e helioterapias", além de "interagir com uma série de exposições ao ar livre organizadas tanto no nível da praça quanto no  Capital Terrace of Art  [Stołeczny Taras Sztuki i Rekreacji]." As ruas do entorno seriam adaptadas para reduzir o fluxo e a velocidade dos veículos para 30 km/h, minimizando os ruídos dos sistemas de transporte privados e coletivos. Em conjunto, esta série de intervenções e propostas deverão contribuir significativamente para a melhoria da "atmosfera" da nova Praça Piłsudski.

News via FAAB Architektura

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia" [FAAB Reimagines Warsaw's Piłsudski Square in Poland] 15 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928253/faab-architektura-projeta-transformacao-da-praca-pilsudski-em-varsovia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.