FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia

No contexto da comemoração do centenário da independência da Polônia no último dia 11 de Novembro, o escritório polonês de arquitetura FAAB revelou uma proposta que pretende transformar um dos mais simbólicos espaços públicos da capital, a Praça Marechal Piłsudski em Varsóvia. Piłsudski talvez seja uma das figuras mais importantes da Polônia moderna, primeiro chefe de estado e herói do ressurgimento do país em 1919 depois de mais de 120 anos da partição do território polaca entre Áustria, Prússia e Rússia em 1972-1995. Concebido para integrar suas funções relacionadas às humanidades, artes e ciências, o projeto da nova Praça Piłsudski busca inspirar novas interações entre estes espaços e suas disciplinas além de ampliar e muito as áreas verdes da capital - tão necessárias em uma cidade internacionalmente conhecida por sua atmosfera "cinzenta". Como a própria equipe afirma, a proposta nasceu de uma mistura entre história e arte, literatura e música, cinema e design, ciência e inovação. Somado a isso, o projeto foi pensado para incentivar e promover novos ecossistemas urbanos para a Varsóvia do futuro.

FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia - Mais Imagens+ 6

Cortesia de FAAB Architektura

A proposta foi apresentada junto às comemorações do centenário da independência da Polônia em 2019. A ideia é integrar os edifícios e suas atividades em um novo espaço público concebido para favorecer uma melhor qualidade de vida para seus habitantes além de abordar questões relativas à sustentabilidade do espaço urbano na maior metrópole do país. "A ideia é reabrir a praça, ou seja, criar novas rotas e percursos no nível do pedestre, facilitando o uso e a apropriação do espaço além de promover diferentes atividades e programas tanto na própria praça quanto junto às áreas verdes do entorno, como o Jardim Saxão [Ogród Saski] e a nova praça ou melhor, o novo Parque Piłsudski [Park Piłsudskiego]."

Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura

Apesar de sua abordagem inovadora e radical, o projeto desenvolvido pelos arquitetos da FAAB procura respeitar a memória deste local histórico, destacando a antiga escala e alinhamento dos edifícios destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. A proposta presta excepcional homenagem à Tumba do Soldado Desconhecido - importante marco nacional polaco -, complementando o monumento com um novo museu que contará a história por trás deste importante símbolo nacional. O projeto da Nova Praça Marechal Piłsudski foi concebido como o maior parque ciclístico da Europa e suas enormes e abundantes áreas verdes deverão contribuir muito para a diminuição do efeito das ilhas de calor, coletando e armazenando água da chuva, diminuindo a contribuição e dependência desta enorme área do sistema municipal de drenagem. Os novos edifícios contariam com sistemas fotovoltáicos integrados à cobertura e também às fachadas de vidro, além de contar com sistemas dinâmicos de piso que transformariam a energia cinética dos pedestres em energia elétrica.

Cortesia de FAAB Architektura
Cortesia de FAAB Architektura

A proposta também inclui um SPA urbano onde "todos os moradores e visitantes poderão usufruir de terapias aromáticas e helioterapias", além de "interagir com uma série de exposições ao ar livre organizadas tanto no nível da praça quanto no  Capital Terrace of Art  [Stołeczny Taras Sztuki i Rekreacji]." As ruas do entorno seriam adaptadas para reduzir o fluxo e a velocidade dos veículos para 30 km/h, minimizando os ruídos dos sistemas de transporte privados e coletivos. Em conjunto, esta série de intervenções e propostas deverão contribuir significativamente para a melhoria da "atmosfera" da nova Praça Piłsudski.

News via FAAB Architektura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia" [FAAB Reimagines Warsaw's Piłsudski Square in Poland] 15 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928253/faab-architektura-projeta-transformacao-da-praca-pilsudski-em-varsovia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.