Encontros de Arquitetura: debate sobre desenho urbano e arquitetura da paisagem no IABsp

Quando se fala de projetos de urbanismo logo se imagina os grandes planos urbanos, planos diretores e as grandes cidades planejadas, como Brasília. No entanto, existe uma escala que contempla o desenho da paisagem urbana ou rural, com dimensões mais acessíveis para as pessoas.

O exemplo da atual obra do Vale do Anhangabaú, ou das possibilidades que existem no Elevado Presidente João Goulart, são apenas um recorte da ideia este encontro visa explorar, mostrando as diferentes frentes de atuação da arquitetura dentro do urbanismo.

Participantes

CAP – Consultoria Ambiental Paisagística
Os arquitetos paisagistas Sidney Schwindt Linhares, Elaine Biella e Elizabeth Cohen atuam na CAP- Consultoria Ambiental Paisagística há mais de 30 anos. Com escritórios em São Paulo e no Rio, desenvolvem trabalhos em diversas escalas, sendo especialistas em macropaisagismo e de alta complexidade como, parques, bairros, condomínios, entre outros. 

Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone Arquitetura da Paisagem
Escritório de paisagismo com sede em São Paulo que atua há 12 anos com projetos em diversas escalas. com foco em criar desenhos em que as propriedades arquitetônicas se integrem ao meio ambiente onde está inserido, pensando sempre de uma forma funcional e estética. Especializado não só no projeto, mas também na sua execução.

Stuchi & Leite – Projetos & Consultoria – Arquitetura e Desenvolvimento Urbano
Escritório originado da associação entre Carlos Leite e Fabiana Stuchi, caracteriza-se pela união de dois campos de atuação: o profissional e o acadêmico, projetos e consultorias, onde somam-se experiências prévias de mais de quinze anos. Empresa de arquitetura e urbanismo, dedicada ao desenvolvimento de projetos, pesquisa e consultoria em arquitetura, design, urbanismo, reabilitação e estruturação/modelagem urbana e desenvolvimento urbano sustentável.

Mediação

Luciana Bongiovanni Martins Schenk
Professora doutora, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU – USP). Professora do programa de pós-graduação, IAU – USP. Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestão 2018-2020. Graduação em arquitetura e urbanismo, FAU-USP (1990). Graduação em filosofia FFLCH- USP (2001). Mestrado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (1997). Doutorado em arquitetura e urbanismo PPGAU da EESC-USP (2008). Líder conjunta grupo de pesquisa YBY – Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Coordenadora do GTPU, Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos; colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil.

Encontros de Arquitetura

A proposta dos encontros é discutir a produção de arquitetura contemporânea brasileira organizada por temas. A conversa contará com a presença de profissionais atuantes no campo da arquitetura e será mediada por um convidado externo ou por um dos integrantes do grupo formado pelo IABsp para a curadoria dessa atividade.

Este grupo é formado pelos seguintes profissionais:

  • Christina de Castro Melo - arquiteta sócia da Teuba Arquitetura e Urbanismo
  • Gabriela de Matos - arquiteta criadora da revista Arquitetas Negras
  • Marco Artigas Forti - arquiteto e Vice-Presidente do IABsp
  • Romullo Baratto - arquiteto, fotógrafo e coordenador editorial do ArchDaily Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontros de Arquitetura: debate sobre desenho urbano e arquitetura da paisagem no IABsp" 11 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928197/encontros-de-arquitetura-debate-sobre-desenho-urbano-e-arquitetura-da-paisagem-no-iabsp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.