Restauro de antiga igreja na Coreia conecta Deus, natureza e seres humanos

A Igreja Changtteul é um antigo local de culto em Gyeonggi-do, Coreia do Sul, cujo nome remete à imagem de "uma moldura contendo uma janela". Nesse sentido, o caráter do edifício é definido por sua série de janelas, proporcionando aos visitantes uma experiência única de luz e paisagens emolduradas.

Os arquitetos Hanyoung Jang e Hanjin Jang, do estúdio minorormajor, utilizaram as janelas de Changtteul como metáfora para seu partido projetual. A dupla explora o elemento arquitetônico a partir de duas perspectivas: a "janela entre o homem e Deus" e "a janela entre o homem e a natureza".

Restauro de antiga igreja na Coreia conecta Deus, natureza e seres humanos - Mais Imagens+ 15

© studio minorormajor

O edifício de 108 m² é composto por três andares: a sala oração térreo, um espaço de contemplação primeiro pavimento, e um espaço "sem limites" na cobertura. 

© studio minorormajor

Os visitantes podem experimentar a 'janela entre o homem e a natureza' no térreo, devido à remoção das paredes da frente e de trás. Estas foram substituídas por vidro, criando uma ilusão de que a terra está adentrando o edifício.

© studio minorormajor

No primeiro pavimento, painéis de aço inoxidável são instalados no teto, dando aos visitantes a sensação metafísica de 'janela entre o homem e Deus'. A sensação de "alguém nos olhando" é ainda mais intensa com as janelas de vidro reflexivo em todo o ambiente.

© studio minorormajor

Ao chegar à cobertura, os visitantes se deparam com o mundo além do confinamento. Painéis refletivos foram instalados nos quatro lados do edifício, oferecendo aos visitantes uma sensação de emancipação em relação à arquitetura. O piso deste pavimento é irregular, sinuoso, rendendo uma sensação ilusória para quem experiencia o espaço. Olhando para cima, os visitantes não enxergam nada além do céu.

© studio minorormajor
© studio minorormajor
© studio minorormajor

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Restauro de antiga igreja na Coreia conecta Deus, natureza e seres humanos" [Restoration of Abandoned Church Connects Man, Nature, and God] 15 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928180/restauro-de-antiga-igreja-na-coreia-conecta-deus-natureza-e-seres-humanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.