Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar novo terminal da Rail Baltica

Os escritórios Zaha Hadid Architects e Esplan, da Estônia, foram selecionados para projetar o novo terminal da Rail Baltic em Ülemiste, Tallinn. Sua proposta para a primeira estação da linha que liga Tallinn, Riga e Vilnius à rede ferroviária europeia de alta velocidade levou o primeiro lugar no concurso internacional que envolveu participantes de vários países.

Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar novo terminal da Rail Baltica - Mais Imagens+ 6

© negativ.com, courtesy of Zaha Hadid Architects

Organizado pela Rail Baltic Estonia, o concurso foi anunciado em maio de 2019 e envolveu a concepção da plataforma de Ülemiste, um terminal multimodal que atende à rede e à comunidade local. A Rail Baltic é uma ferrovia de 870 km de extensão que vai de Tallinn, na Estônia, até a fronteira entre a Lituânia e a Polônia.

© negativ.com, courtesy of Zaha Hadid Architects

Imaginado como uma conexão pública, usada por uma variedade de passageiros, moradores locais a visitantes nacionais e internacionais, além de passageiros do aeroporto de Tallinn, o terminal Ülemiste apresenta um sistema estrutural modular construído em fases, permitindo a continuidade das operações durante toda a construção.

© negativ.com, courtesy of Zaha Hadid Architects

Eu venho sendo constantemente informado sobre os desenvolvimentos na área de Ülemiste e, observando os trabalhos apresentados ao público hoje, estou mais do que convencido de que a área está se tornando uma das mais atraentes e, em termos de infraestrutura, sinérgicas de Tallinn. Um verdadeiro centro de transporte multimodal está surgindo, com a futura união do tráfego ferroviário, de ônibus e aéreo.
- Taavi Aas, Ministro de Economia e Infraestrutura da Estônia.

Cortesia de Zaha Hadid Architects

O desenho foi definido pelas diferentes rotas de circulação que passam pelo edifício. Essas restrições estão no cerne do partido arquitetônico, a fim de aprimorar o paralelismo dos sistemas de transporte e “auxiliar a navegação e a integração suave das linhas de ônibus, bonde e trem que cruzam no terminal”. A estação foi projetada e planejada com base nos parâmetros e diretrizes da BREEAM.

Cortesia de Zaha Hadid Architects

  • Cliente: Rail Baltica Estônia
  • Arquiteto: Zaha Hadid Architects (ZHA)
  • Projeto ZHA: Patrik Schumacher
  • Diretor da ZHA: Gianluca Racana
  • Diretores de projeto da ZHA: Ludovico Lombardi, Michele Salvi
  • Equipe do Projeto ZHA: Luciano Letteriello, Kate Revyakina, Serra Pakalin, Yuzhi Xu, Anthony Awanis, Hendrik Rupp, Davide del Giudice
  • Projeto executivo: Esplan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar novo terminal da Rail Baltica" [ZHA & Esplan Win Competition to Design the New Terminal for Rail Baltica] 15 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928142/zaha-hadid-architects-vence-concurso-para-projetar-novo-terminal-da-rail-baltica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.