Mecanoo divulga edifício de uso misto inspirado nas cidades históricas da China

O escritório holandês Mecanoo revelou seu projeto para o edifício de uso misto Konka em Shenzhen, China. Como a equipe afirma, Shenzhen está buscando novos exemplos de inovação urbana e arquitetônica para substituir o modelo tradicional baseado em shopping centers internos de grande escala e se concentrar no desenvolvimento flexível. O novo empreendimento Kang Qiao Jia Cheng foi criado para fornecer um paradigma de regeneração urbana e um novo ícone para o horizonte de Shenzhen.

Mecanoo divulga edifício de uso misto inspirado nas cidades históricas da China - Mais Imagens+ 9

Konka Uso Misto. Imagem Cortesia de Mecanoo

O projeto de uso misto de Konka foi inspirado no tecido urbano em pequena escala das cidades históricas da China. Ele foi feito com um tecido urbano permeável para permitir conexões de pedestres no local e nas áreas vizinhas. Localizado em um terreno inclinado próximo à rodovia, o projeto consiste em duas torres voltadas para frente, conectadas por uma rede de praças e terraços verdes. Duas plataformas escalonadas resolvem a diferença de altura entre o noroeste e o sudeste. Facilmente visível desde a rodovia e subindo 280 metros, a torre mais alta ocupa a porção sudoeste do terreno. O edifício abriga a sede do Grupo Konka, uma empresa de fabricação de eletrônicos com alcance internacional.

Konka Uso Misto. Imagem Cortesia de Mecanoo

No lado oposto, a torre residencial oferece vistas panorâmicas da Baía de Shenzhen e das montanhas em direção ao norte. Alturas mais baixas ao longo da Rua Enping criam uma transição suave para a escala menor dos edifícios circundantes. Ao estender a rede de circulação de pedestres em direção ao norte, o complexo se conectará ao OCT (Overseas Chinese Town), um novo bairro sofisticado, lar de muitas indústrias criativas. A estratégia espacial para o design urbano baseia-se em um sistema que deve funcionar em diferentes escalas e manter a identidade do edifício quando visto de longe ou de perto. Um sistema de malha 9 × 9 m facilita a transição entre a torre de escritórios e a menor escala dos apartamentos, criando um espaço urbano diversificado.

Konka Uso Misto. Imagem Cortesia de Mecanoo

Poroso no nível da rua, o edifício possui uma base que acomoda oficinas, livrarias, lojas e restaurantes. Os recuos graduais abrigam as zonas de entrada e abrem o edifício para um corredor público que leva às praças internas. Enquanto o volume comercial é principalmente coberto com painéis de cobre perfurados, as torres são transparentes, refletindo a cultura de abertura do Grupo Konka. Sobre o vidro de alto desempenho, uma malha de cobre acentua os módulos chanfrados da torre de escritórios. Utilizando a mesma inclinação, varandas com lados inclinados cercam todos os níveis da torre comercial e de apartamentos. Durante todo o desenvolvimento, o padrão e a posição dos painéis reduzem a radiação solar e otimizam a exposição à luz do dia.

Notícias via Mecanoo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Mecanoo divulga edifício de uso misto inspirado nas cidades históricas da China" [Mecanoo Reveals Konka Mixed-Use Inspired by Historic Chinese Towns] 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928136/mecanoo-divulga-edificio-de-uso-misto-inspirado-nas-cidades-historicas-da-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.