Snøhetta & Clark Nexsen apresentam novas imagens do projeto para a Biblioteca Pública de Charlotte

Desenvolvido a quatro mãos entre o Snøhetta a Clark Nexsen, o projeto da nova Biblioteca Pública de Charlotte, na Carolina do Norte, propõe uma re-interpretação do próprio conceito de biblioteca pública, um edifício concebido para o futuro, onde as novas tecnologias não são apenas utilizadas como ferramentas de projeto, mas que também desempenham um importante papel na operação e no significado de uma biblioteca, destacando a sua importância na vida cotidiana da comunidade.

Cortesia de Snøhetta & Clark Nexsen

O novo edifício da Biblioteca de Charlotte, com seus mais de dez mil e quinhentos metros quadrados, “representa o nosso comprometimento com o futuro da comunidade local, um projeto profundamente enraizado ao contexto específico local”. Implantada na confluência de duas importantes avenidas da cidade, no coração de uma área em rápido processo de transformação, a Biblioteca Pública de Charlotte “passou por inúmeras reformas ao longo de seus 116 anos de história e continua sendo uma instituição vital para a comunidade. No entanto, chegamos a um impasse, onde a estrutura do atual edifício tornou-se obsoleta, incapaz de atender as mais urgentes demandas que surgem com os novos desafios da vida contemporânea”.

Cortesia de Snøhetta & Clark Nexsen

O projeto concebido em parceria entre o Snøhetta e a Clark Nexsen, um escritório de arquitetura e engenharia focado no desenvolvimento de novas idéias e na criação de espaços e experiências que possam transformar a vida das pessoas, foi inspirado na rica história de uma das mais importantes bibliotecas públicas do condado de Mecklenburg e dos Estados Unidos. Conceitualmente, os arquitetos buscaram inspiração na paisagem natural e na geografia da maior cidade da Carolina do Norte. Como a encosta de uma montanha, o novo edifício proporcionará aos visitantes e usuários vistas panorâmicas para o centro da cidade e além, configurando-se como um novo ponto de encontro para os moradores de Charlotte. E mais do que isso, os arquitetos afirmam que a nova Biblioteca Pública, “criará uma ponte entre o passado, o presente e o futuro em um contexto em rápido processo de transformação, resignificando o próprio conceito de Biblioteca e como este programa se conecta às pessoas e à vida cotidiana”.

Cortesia de Snøhetta & Clark Nexsen

A abordagem proposta pela equipe de projeto está baseada na flexibilidade e diversidade de seus espaços e atividades, “uma topografia construída, amplamente iluminada e transparente que se projeta sobre a calçada, abrindo-se e conectando-se com o espaço da rua”. Os novos programas oferecidos pela biblioteca incluem um centro de treinamento e formação profissional, um centro de acolhimento aos novos moradores de Mecklenburg e a reconstrução da já famosa Sala Carolina, um arquivo de livros raros e artefatos históricos da Carolina do Norte. Além disso, um átrio central amplo e bem iluminado convidará os visitantes a descobrir e explorar seus espaços através de um percurso vertical pontuado por uma série de aberturas que descortinam vistas únicas para o centro de Charlotte e seus arredores.

Cortesia de Snøhetta & Clark Nexsen

No nível da rua, a ampla fachada de vidro que envolve o volume que se projeta sobre a calçada serve para dissimular os limites entre interior e exterior, revelando tudo aquilo que acontece no interior do edifício. Um longo e generoso beiral revestido em cobre proteje o acesso ao longo da rua Tryon, emoldurando as vistas em ambas direções. Uma vez no interior do edifício, o lobby da biblioteca funciona como uma extensão do espaço público, podendo ser conectado ao histórico Teatro McGlohon e ao Teatro Duke Energy de forma a criar novas relações espaciais entre estas importantes instituições públicas de Charlotte. Na parte posterior, uma nova praça interior no meio da quadra criará uma nova frente para o edifício da biblioteca e seus vizinhos próximos. Sobre o embasamento de vidro, o edifício da biblioteca propriamente dito encontra-se recuado em relação ao edifício histórico do teatro McGlohon, anteriormente escondido atrás do antigo volume da biblioteca. A superfície inclinada da fachada da nova biblioteca será revestida com painéis cerâmicos, inspirados na rica história da Carolina do Norte e seus artesãos. Como uma colcha de retalhos, a fachada foi estrategicamente projetada para proporcionar as melhores condições de iluminação além de emoldurar as mais importantes vistas para a cidade de Charlotte. -- Snøhetta e Clark Nexsen sobre o seu projeto para a Biblioteca Pública de Charlotte.

  • Arquitetura, Paisagismo e Interiores: Snøhetta
  • Arquiteto responsável: Clark Nexsen
  • Estruturas e Sustentabilidade: Thornton Tomasetti
  • Instalações: McCracken & Lopez
  • Responsável pelo Projeto de Estruturas e Paisagismo: LandDesign
  • Equipe de gestão de obras: Rodgers Leeper
  • Gestor do projeto: Mecklenburg County Asset e gerenciamento de instalações
  • Cliente: Biblioteca Pública de Charlotte e Mecklenburg County

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Snøhetta & Clark Nexsen apresentam novas imagens do projeto para a Biblioteca Pública de Charlotte" [Snøhetta & Clark Nexsen Reveal Images for Library in North Carolina] 17 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928132/snohetta-and-clark-nexsen-apresentam-novas-imagens-do-projeto-para-a-biblioteca-publica-de-charlotte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.