Museu do Clima em Lleida e Conjunto Habitacional em Formentera recebem o Prêmio de Arquitetura Espanhola 2019

O Museu do Clima da cidade de Lérida, projetado por Toni Gironés e o Conjunto Habitacional Life Reusing Posidonia em Formentera, desenvolvido pelo Instituto Balear de la Vivienda (IBAVI), receberam conjuntamente -ex aequo- o Prêmio de Arquitetura Espanhola de 2019, outorgado pelo Conselho Superior do Colégio de Arquitetos da Espanha (CSCAE).

Nesta ocasião, o júri estava composto por Román Fernández-Baca (Diretor Geral de Belas Artes e Arquitetura) e Javier Martín (Diretor Geral de Moradia e Território); Marta Vall-llosera (Vice-presidente do CSCAE) como presidente do júri; Laureano Matas (secretário do CSCAE) e as arquitetas María Langarita e Lucía Cano Pintos.

“Equipamentos públicos exemplares, os quais refletem uma preocupação mútua tanto pela pesquisa quanto pela sustentabilidade na arquitetura”; “Fazem uso de materiais locais, integrando-se de forma harmônica ao contexto local”. - declaração do júri.

Museu do Clima (Lérida)

Inaugurado em 2017, o Museu do Clima de Lérida, ou Lleida (em catalão), tem como objetivo promover a ciência, a pesquisa e a conscientização à respeito das mudanças climáticas. O júri ressaltou suas características “desafiadoras”, uma arquitetura que se constrói com o passar do tempo, a partir dos elementos naturais como a terra, o fogo, o ar e a água, algo que provoca uma “ruptura com tudo aquilo que é evidente ou lógico na arquitetura”.

Conjunto Habitacional Life Reusing Posidonia. Imagem © José Hevia

Conjunto Habitacional Life Reusing Posidonia / IBAVI (Instituto Balear de la Vivienda)

O projeto do Conjunto Habitacional Life Reusing Posidonia trata-se de um projeto piloto de quatorze unidades de habitação social desenvolvidas no contexto de um projeto de adaptação às mudanças climáticas e financiado pelo programa europeu LIFE + para a preservação da natureza.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Museu do Clima em Lleida e Conjunto Habitacional em Formentera recebem o Prêmio de Arquitetura Espanhola 2019" [Museo del Clima en Lleida y viviendas Life Reusing Posidonia, Premio de Arquitectura Española 2019 ex aequo] 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928070/museu-do-clima-em-lleida-e-conjunto-habitacional-em-formentera-recebem-o-premio-de-arquitetura-espanhola-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.