Álvaro Siza é reconhecido com o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2019

Álvaro Siza Vieira já pode contabilizar mais um prêmio para sua ampla coleção de reconhecimentos a nível mundial. O mestre português acaba de ser laureado com o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2019, decisão tomada durante o II Congresso Internacional "Arte, Cidade e Paisagem", que encerra hoje em Cuenca e que tem Portugal como país convidado.

O Prêmio Nacional de Arquitetura é um reconhecimento atribuído anualmente, desde 1932, pelo Governo da Espanha. O ministro espanhol do Fomento, José Luís Ábalos, celebrou em suas redes sociais a decisão: "Acabo de informar Álvaro Siza que foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019. Um arquiteto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitetura e as cidades espanholas", escreveu no Twitter. 

Com extensa produção em Portugal e, mais recentemente, na Ásia, Siza construiu na Espanha, entre outros edifícios, o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o edifício Zaida de Granada.

Siza é um dos arquitetos mais prestigiados da arquitetura mundial, tendo sido reconhecido com o Prêmio de Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prêmio de Arquitetura da Associação dos Arquitetos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitetura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos de Espanha (1988), o Prêmio Mies van der Rohe (1988) pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992), e o Prêmio Pritzker de Arquitetura. 

Fonte: Expresso.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza é reconhecido com o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2019" 08 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928046/alvaro-siza-e-reconhecido-com-o-premio-nacional-de-arquitetura-da-espanha-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.