Hotel Veliche / Ortúzar Gebauer Arquitectos

Hotel Veliche / Ortúzar Gebauer Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos Responsáveis: Tania Gebauer, Eugenio Ortúzar
  • Colaboradores: Tal Sustiel
  • Clientes: Johanna Vargas, Alex Fritz
  • Cidade: Castro
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals-Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda: reutilizar uma construção existente em desuso, protagonista, aparentemente em bom estado, de um local que abriu suas portas sem muito sucesso. Com uma área aproximada de 250 m2, o desafio nasce em reutilizar o existente para criar um hotel versátil, de passagem, para empresas e turistas que cheguem à cidade de Castro em Chiloé, um novo programa para a cidade. O terreno está localizado na beira da estrada, com bom acesso, orientado do alto ao estuário da cidade de Castro, uma localidade atraente para um hotel. A partir de sua localização e das demandas da cidade foi estabelecida a proposta, a decisão do programa e o projeto compreendendo a preexistência.

© Pablo Casals-Aguirre
Planta Primeiro Pavimento
© Pablo Casals-Aguirre

A primeira coisa foi determinar o tamanho dos dormitórios, os quais deveriam ter dimensões exatas para alcançar o conforto necessário para seu público alvo, compreendendo que o espaço público poderia triplicar a ocupação do hotel em relação aos quartos. Uma vez entendida a vocação do local, o hotel, de forma complementar, demandava uma sala multiuso que permitisse a realização de reuniões, eventos, exposições ou conferências, acompanhada de uma cafeteria ou restaurante que pudesse satisfazer plenamente a ocupação do hotel de forma versátil, aproveitando as generosas vistas do estuário de Castro com uma generosa varanda.

© Pablo Casals-Aguirre

Dessa maneira, o edifício organiza no primeiro pavimento todos os espaços públicos e de serviço, com um acesso a partir do centro que permite orientar os ambientes de forma independente e receber aos hóspedes em um espaço amplo, acolhedor e iluminado naturalmente, com pé-direito duplo. No segundo pavimento se distribui os dormitórios, os quais são acessados a partir de um corredor profundo com iluminação zenital, que convida à paz e ao encontro com o descanso. Uma vez dentro do quarto, este se apresenta branco, limpo e cheio de luz.

© Pablo Casals-Aguirre

O exterior do edifício se apresenta como um grande galpão, aludindo à imagem rural de Chiloé e suas construções. O uso do alcatrão para manter a madeira, constrói uma imagem pouco extrovertida em relação ao entorno natural, convidando a arquitetura a se relacionar de forma sutil e elegante com seu entorno urbano e natural. 

© Pablo Casals-Aguirre
Corte Longitudinal
© Pablo Casals-Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ernesto Riquelme 1695, Castro, Região dos Lagos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Veliche / Ortúzar Gebauer Arquitectos" [Hotel Veliche / Ortúzar Gebauer Arquitectos] 24 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928038/hotel-veliche-ortuzar-gebauer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.