Casa Pía / OAX Arquitectos

Casa Pía / OAX Arquitectos - Mais Imagens+ 12

Monterrey, México
  • Arquitetos: OAX Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:The Raws
  • Arquiteto Responsável: José García Toledo
  • Colaboradores: Eduardo Vásquez Velásquez, Fernanda Roiz Silva, Andrea García Aragón, Luis Carlos Rodríguez González, Sinuhé Machuca Esquivel, Krizia Nasser, Christian López
  • Escalas Humanas: Patricio Betteo
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© The Raws

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Pía encontra-se em um terreno de dimensões irregulares situado em Uro, Nuevo León, México.

Ela é composta por dois volumes dispostos frente a frente, que contêm uma sucessão de pátios organizados em sentido longitudinal. 

© The Raws

O volume frontal se desenvolve em um pavimento único e arremata o acesso principal, um elemento de pé-direito duplo, o qual se acessa através de peças de concreto triangulares que apoiam sobre um átrio de terra compactada que promove uma continuidade em relação à calçada e a rua.

© The Raws
© The Raws

O volume posterior tem dois pavimentos e é separado do volume frontal através de um pátio central corrido que funciona como extensão das áreas sociais, da cozinha e do estúdio no térreo, e que, além disso, facilita a ventilação, as vistas e o isolamento do conjunto. Esse pátio é dividido em dois por uma escada dentro de um terceiro volume envidraçado que integra as conexões vertical e horizontal da residência. O pátio posterior tem duas áreas ajardinadas que envolvem a zona do pátio de serviços e lavanderia, e que estabelecem continuidade nas vistas da casa.

© The Raws

A materialidade ressalta o concreto como recurso principal, mantendo a marca das fôrmas na fachada, polindo o piso e com piso de pasta (cimento com cor) nos detalhes, além do uso do aço nos caixilhos, portões, portas e escadas.

© The Raws

Nas áreas externas contemplou-se o uso de plantas endêmicas e/ou de baixa manutenção.

© The Raws

Casa Pía é o resultado de uma transformação de uma casa de campo para uma residência suburbana, sem perder o sentido de conexão do edifício com o espaço externo, que, por sua vez, é amenizado nas áreas mais íntimas e de uso exclusivo de seus habitantes. Trata-se de uma reinterpretação da arquitetura mexicana da segunda metade do século passado com um novo caráter formal.

© The Raws

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pía / OAX Arquitectos" [Casa Pía / OAX Arquitectos] 23 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928037/casa-pia-oax-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.