Museu de Design de Gent na Bélgica receberá projeto de ampliação escolhido por concurso

A equipe formada pela Carmody Groarke e pela TRANS architectuur | stedenbouw acaba de ser escolhida como a grande vencedora do concurso internacional de arquitetura Baumeister para projetar a ampliação do Museu de Design de Gent, na Bélgica. Através de sua abordagem inovadora, o projeto desenvolvido pela parceria britânico-belga se destaca em meio ao contexto histórico, promovendo novas formas de abordar a cidade e o patrimônio construído.

Cortesia de Carmody Groarke/ TRANS architectuur | stedenbouw

O Museu de Design de Gent, detentor de uma grande e abrangente coleção de arte, design industrial e gráfico, está localizado no centro histórico da cidade belga em um conjunto heterogêneo de três edifícios. O primeiro deles, uma mansão do século XVIII, o Hotel Coninck, a Leten House com seu núcleo do século XVI e finalmente uma ala moderna, construída em 1992. O projeto de ampliação, objeto deste concurso, será construído na pequena porção livre que sobrou do terreno, servindo tanto como elemento de conexão entre as estruturas existentes como uma ampliação dos espaços programáticos do museu.

Cortesia de Carmody Groarke/ TRANS architectuur | stedenbouw

Muitos museus ao redor do mundo têm enfrentado grandes desafios para aproximar o público de suas coleções. Estruturas históricas que devido a continuas reformas e ampliações tornaram-se confusas e fragmentadas. É nesse contexto que surge o projeto para o Museu de Design de Gent, um projeto inovador e ambicioso que pretende re-significar sua estrutura histórica e prepará-la para os desafios do futuro. Procuramos incorporar ao projeto um forte caráter cívico, criando um espaço mais democrático, acessível e convidativo ao público e a comunidade local, conectando o edifício à cidade tanto no nível da rua quanto no skyline da cidade de Gent. Desta forma, o novo projeto Museu de Design nasce enraizado em seu contexto histórico. Estamos ansiosos para começar a trabalhar com o Museu de Design para transformar este projeto em realidade. -- Andy Groarke, Diretor da Carmody Groarke

Cortesia de Carmody Groarke/ TRANS architectuur | stedenbouw

Fundado por Kevin Carmody e Andy Groarke, o Carmody Groarke é um escritório britânico de arquitetura focado em desenvolver projetos em contextos históricos parecidos. A TRANS architectuur | stedenbouw, por sua vez, é um estúdio de arquitetura com sede em Gent, fundado por Bram Aerts e Carolien Pasmans. Desta união nasce o projeto vencedor do concurso Baumeister, um projeto que procura atender as mais urgentes demandas do Museu por novos espaços. A proposta de ampliação também procura preencher as lacunas deixadas ao longo das sucessivas reformas do Museu, conectando seus distintos edifícios através de um percurso contínuo que se desenvolve a partir e ao redor do pátio central. Neste sentido, a sua nova arquitetura é generosa tanto para com o público quanto para com a cidade de Gent, reforçando seus laços históricos e reaproximando o museu da comunidade local.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Museu de Design de Gent na Bélgica receberá projeto de ampliação escolhido por concurso" [Extension Created for Design Museum Gent in Belgium ] 10 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927799/museu-de-design-de-gent-na-belgica-recebera-projeto-de-ampliacao-escolhido-por-concurso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.