Apartamento Joaquim Antunes / CR2 Arquitetura

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Prateleira, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Bancada, CozinhaApartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Janela, PortaApartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Janela, Mesa, Cadeira, Viga, DormitórioApartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: CR2 Arquitetura; CR2 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chile Marcenaria, Deca, Dpot, Labluz, Lumini, Padrão Marcenaria, Poloar, Punto, REKA, Stilluz, Vallvé, Yamamura
  • Autoras: Clara Reynaldo, Cecilia Reichstul
  • Colaboradores: Giovanna Klestoff
  • Construtora: F2 Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 140m² localizado no Jardim Paulistano tinha uma boa distribuição para uma família convencional, mas muito compartimentado para a cliente, uma jovem médica que iria morar sozinha e gostava de receber amigos.

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Sofá, Madeira
© Fran Parente

A integração entre sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda, além da criação da uma sala de tv na continuação das salas, aumentaram significativamente a sensação de amplitude do apartamento e da área social.
Branco, concreto e madeira clara dão um ar escandinavo aos ambientes.
Além da derrubada das paredes, a decoração também desempenha um importante papel de amarrar os espaços que se unem nesse projeto.

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Janela, Pia, Pilar
© Fran Parente

A estante de madeira com nichos cria um ambiente minimalista sem ser monótono, ao unificar num mesmo plano visual a porta de entrada; livros; objetos; adega; ar condicionado e as portas de correr da cozinha, ressaltando a continuidade entre as salas. As portas de correr em muxarabi trazem textura e uma permeabilidade de luz entre sala e cozinha, dando leveza e graça aos ambientes mesmo quando estão fechadas. O aparador da sala de tv na mesma linguagem que a estante reforça a unidade entre os espaços.

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Prateleira, Mesa, Cadeira, Janela
© Fran Parente

O banco de concreto da sala de estar e aparador de concreto da sala de jantar também contribuem para a decoração minimalista, não só por serem do mesmo material, mas também por terem a mesma forma: uma linha, que colocada em diferentes alturas, se presta a diferentes funções. 

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Fran Parente

A cozinha, com sua nova ilha central e um fogão bem no centro, convida a almoços e jantares onde o anfitrião cozinha enquanto faz parte da festa. Portas de correr generosas abrem a cozinha para a varanda e para a sala, mas também possibilitam que ela seja fechada.

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Bancada, Cozinha
© Fran Parente

Na varanda o banco de concreto volta a aparecer, como que para frisar que o ambiente da sala chega até ali. Ele agora vira também jardineira. A estampa geométrica e colorida dos ladrilhos hidráulicos sextavados dão alegria e movimento à varanda, sem exagero. A mescla de verde e kraft fazem com que a textura dos ladrilhos remeta às plantas, criando um efeito de fusão com o jardim.

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Madeira, Janela, Cadeira
© Fran Parente

O resultado é um apartamento amplo e bem iluminado, com espaços, cores, texturas e materiais calmantes para o tato e a visão.

Apartamento Joaquim  Antunes / CR2 Arquitetura - Banheira, Pia, Janela, Banheiro
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Joaquim Antunes / CR2 Arquitetura" 15 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927790/apartamento-joaquim-antunes-cr2-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.