Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Viga, JanelaNova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - CorrimãoNova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - CorrimãoNova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Janela, Escada, Viga, CorrimãoNova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  810
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, Brakey, Eternit, Nanocad, Sherwin-Williams, Telhas Taguá, Temper Vidros
  • Autor: Alexandre Prisco
  • Arquiteta Responsável: Simone Delanoy
  • Equipe De Projeto: Rodrigo Motta, André Nóbrega, Maiara Gaspar
  • Clientes: Iphan / Prefeitura de Goiás
  • Engenharia: Marsou Engenharia
  • Estrutura: Ziad Esper
  • Instalações Prediais: Hiron Gomes
  • Ar Condicionado: Antônio Augustinho
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de requalificação e ampliação da Sede da Prefeitura de Goiás, inserida no Centro Histórico da cidade, Patrimônio da Humanidade, teve como objetivos, requalificar as construções existentes e considerar a construção de um novo anexo para a ampliação da área construída, necessária para abrigar, de forma otimizada as funções administrativas da municipalidade incorporando algumas de suas secretarias no conjunto das duas casas existentes (a atual e a vizinha).

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Janela, Escada, Viga, Corrimão
© Manuel Sá
Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Imagem 17 de 20
Planta - Térreo
Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Corrimão
© Manuel Sá

O objeto de trabalho se localiza em área urbana de transição entre o adensamento urbano do centro, mais denso e compacto, com a área rural. Coerente com essa condição de adensamento mais rarefeito, os lotes são maiores e de formato diferente do tradicional, com testadas largas e profundidade proporcional com a testada. O sobrado em estilo Neoclássico, se destaca diante das demais construções. A casa vizinha, é uma construção de meados do século XX, sem valor arquitetônico, mas que se contextualiza pela escala da construção. No fundo e na lateral direita do sobrado Neoclássico, foram construídos, recentemente, duas construções anexas que descontextualizam, conflitam e empobrecem o conjunto.

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Viga, Janela
© Manuel Sá

Compreendendo a nova demanda, o projeto definiu e discutiu a distribuição das salas e setores de acordo com programa de necessidades, juntamente com a prefeitura, onde se estabeleceu que as funções seriam distribuídas e quantidade de área necessária. A partir deste número e da compreensão arquitetônica existente, optou-se por:

1. Realizar a restauração da casa principal. Nesse sentido, o projeto realizou a distribuição dos usos dentro das limitações e possibilidades espaciais dos cômodos e espaços existentes. A inserção de novos elementos é evidenciada, deixando clara a diferença entre o novo e a preexistência. Do mesmo modo, modificações da situação existente, só ocorreu em espaços onde a configuração original já tenha sido alterada por intervenções no decorres do tempo. Por outro lado, o projeto buscou, quando possível, resgatar algumas características originais, perdidas na configuração atual.

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Corrimão
© Manuel Sá

2.   Realizar uma intervenção parcial na casa anexa, adaptando-a as novas funções. Para tanto, o projeto adotou as seguintes posturas: buscar manter elementos originais e de função estrutural, desde que fosse possível a conciliação entre a preexistência e a utilização dos espaços existentes; eliminação de elementos arquitetônicos construídos ao longo do tempo que, claramente, descaracterizaram a leitura da edificação original; inserção de elementos novos por questões funcionais, com leitura contemporânea mas objetivando a contextualização com a preexistência.

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Imagem 10 de 20
© Manuel Sá

3. Realizar a demolição dos anexos recentes, tanto da casa principal quanto os da casa anexa para a implantação de um único prédio situado no fundo dos terrenos de modo a “costurar” e integrar as edificações do conjunto. Esse novo anexo, intitulado como “Prédio Anexo”, foi implantado de forma transversal, unindo o dois lotes e servindo de conexão dos fluxos internos entre os setores. Neste prédio, foram abrigadas a maior parte das funções administrativas da prefeitura, assim como o setor de engenharia e arquitetura.

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Fachada, Janela, Corrimão
© Manuel Sá
Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Imagem 19 de 20
Corte AA
Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Viga, Corrimão, Terraço
© Manuel Sá

Com a definição geral do partido, em relação à implantação das construções e distribuição geral das funções nelas, se definiu a liberação das áreas de recuos existente entre os volumes. Nos recuos laterais dos conjuntos, ficariam os estacionamentos para veículos ladeados por jardins. Por sua vez, o espaço aberto entre as duas construções preexistentes, seria ocupado por uma marquise de acesso ao prédio anexo e à casa anexa ladeada por jardins.

Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados - Corrimão
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Moretti Foggia, Goiás - GO, 76600-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Sede da Prefeitura de Goiás / A+P Arquitetos Associados" 15 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927758/nova-sede-da-prefeitura-de-goias-a-plus-p-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.