Zaha Hadid Architects e Cox Architecture vencem concurso para novo aeroporto de Sydney

Selecionados entre quarenta candidatos nacionais e internacionais, Zaha Hadid Architects e Cox Architecture venceram o concurso internacional de projeto para o novo Aeroporto Western Sydney (WSA).

Zaha Hadid Architects e Cox Architecture vencem concurso para novo aeroporto de Sydney  - Mais Imagens+ 4

© Zaha Hadid Architects

Parte importante na projeção do futuro da região oeste de Sydney, o aeroporto, localizado em Parkland City, será um grande catalisador para a expansão do terceiro centro urbano da cidade, depois da cidade original (porto) e da cidade do rio em torno de Paramatta. Com o nome da famosa aviadora australiana Nancy-Bird Walton, o aeroporto incentivará o rápido desenvolvimento urbano, permitindo que a área metropolitana da cidade alcance 9 milhões em 2040.

© Zaha Hadid Architects

Estamos honrados em termos sido selecionados para este projeto incrível. O desenho é uma evolução do passado, presente e futuro da arquitetura australiana. Ele se inspira nas características arquitetônicas tradicionais, como a varanda, e também nas belezas naturais da mata circundante. - Cristiano Ceccato, diretor de projeto da ZHA

© Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid Architects, famosa por suas infra-estruturas de transporte, e a Cox Architecture, mais conhecida por seu trabalho em Sydney, são responsáveis por todo o projeto do Aeroporto Western Sydney, desenvolvendo os documentos de projeto e execução para o primeiro estágio de expansão, o novo Terminal Precinct, além de traçar as diretrizes para as fases futuras. Harmonizado em seu contexto natural, o aeroporto reflete a paisagem circundante, bem como o patrimônio cultural particular do país. O projeto é eficiente em termos energéticos com luz do dia maximizada, ventilação natural e reciclagem de água. Além disso, os princípios de design sustentável são incorporados nos princípios de arquitetura e construção.

© Zaha Hadid Architects

O projeto inspira-se na flora local única do oeste de Sydney e em suas qualidades naturais, como a Great Australian Light. Esses espaços, cores e materiais foram incorporados ao design para conferir ao projeto uma identidade regional inconfundível. - David Holm, diretor de projetos da COX.

Até 2060, após as 4 etapas de expansão, o aeroporto poderá receber cerca de 82 milhões de passageiros anuais, “tornando-o o maior portal internacional da Austrália”. Na fase inicial, em 2026, o aeroporto sustentará 10 milhões de passageiros anuais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Zaha Hadid Architects e Cox Architecture vencem concurso para novo aeroporto de Sydney " [ZHA/COX Team Wins Western Sydney Airport Competition] 03 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927628/zaha-hadid-architects-e-cox-architecture-vencem-concurso-para-novo-aeroporto-de-sydney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.