Pavilhão do Vapor da Vida / JKMM Architects

Pavilhão do Vapor da Vida / JKMM Architects - Mais Imagens+ 5

Helsinki, Finlândia
© Hannu Rytky

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de forma circular intitulado Steam of Life [Vapor da Vida], é um projeto feito em parceria pelos arquitetos JKMM de Helsinque e pelo coletivo Sauna on Fire. Ele foi construído no festival Burning Man para oferecer uma experiência de sauna sequenciada como uma instalação de arte desconstruída.

© Hannu Rytky

A "sauna" é a única palavra finlandesa usada no idioma inglês e é provavelmente uma das comparações mais comuns usadas na Finlândia para descrever as condições quentes do deserto. Em uma terra de 5,5 milhões de habitantes e mais de 3,2 milhões de saunas, a abordagem dos finlandeses à sauna é profundamente filosófica e estranhamente direta e cotidiana. Profundamente enraizada na sociedade finlandesa, a tradição da sauna decorre da proximidade do povo finlandês à natureza do país e permaneceu inalterada ao longo dos séculos. Ainda hoje, a sauna está no centro do palco de todos os eventos importantes. Simboliza camaradagem, solidariedade e domínio do social coletivo. Além desses aspectos sociais, as saunas são lugares para tomar banho e desintoxicar, além de promover também a purificação espiritual privada e a meditação pacífica. São lugares para metamorfose física e espiritual.

© Hannu Rytky
Axonométrica
© Hannu Rytky

Marcus Kujala, Hannu Rytky, Päivi Aaltio e Samppa Lappalainen, três arquitetos e CEO da JKMM Architects contribuíram para a cultura participativa única do Burning Man, juntando-se ao Sauna on Fire -collective, um grupo interdisciplinar de artistas, pensadores, acadêmicos e Burners. O pavilhão de madeira co-criado e nomeado de “Steam of Life”, incorpora os elementos físicos típicos de uma sauna finlandesa. É um edifício de madeira à escala humana, minimalista em sua estética e focado em abraçar a luz e a sombra natural do ambiente.

© Hannu Rytky

No Burning Man, uma passagem orientava os visitantes a circularem pelo pavilhão da sauna. Saindo da luz forte do deserto, os visitantes entravam em uma passagem com pouca iluminação, que levava à sauna a vapor, o coração de uma sauna finlandesa, com bancos de madeira e o fogão "kiuas". Depois de desfrutar de uma sauna, os visitantes podiam se deslocar para um espaço com iluminação suave, abrindo para o pátio do átrio, no meio do pavilhão. Na ausência de um lago, mar ou uma pilha de neve para mergulhar, o pátio do átrio oferecia um oásis sombreado para se refrescar e relaxar meditativamente. Assim como as saunas da Finlândia, o pavilhão captura o mesmo ideal de um senso compartilhado de humanidade de uma maneira memorável e atemporal.

© Hannu Rytky

Samppa Lappalainen, da JKMM, descreve o processo: “Foi feito um grande esforço para tornar o pavilhão da sauna prático para embalar, transportar e construir no local. É por isso que procuramos minimizar o número de componentes de construção. Existem basicamente dois tamanhos de painéis de madeira compensada em uso e três comprimentos de ripas de madeira. Todo o pavilhão vai caber no que é essencialmente metade de um contêiner de transporte.”

© Hannu Rytky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Helsinki, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão do Vapor da Vida / JKMM Architects" [Steam of Life Pavilion / JKMM Architects] 01 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927579/pavilhao-do-vapor-da-vida-jkmm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.