Habitação coletiva Kikí Tulum / Central de Proyectos SCP

© Eduardo Calvo Santisbón

Habitação coletiva Kikí Tulum / Central de Proyectos SCP - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Central de Proyectos SCP; Central de Proyectos SCP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  913
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COP Recubrimientos, Helvex, Millet, TAKTO Design
  • Arquitetos Responsáveis: Ana Laura Puig Casares, Eduardo Calvo Santisbón
  • Engenharia Estrutural: ADECSA
  • Equipe De Projeto: Emmanuel Maza Pacheco, Cristina Sánchez Silveira, Roberto Puerto Romero, Juan Carlos Castilla Carrillo, Rubén Gamboa Ramírez
  • Cidade: Tulum
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Eduardo Calvo Santisbón

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dada a crescente oferta de conjuntos habitacionais multifamiliares na área de Tulum, o projeto procura estabelecer um conjunto onde o senso de comunidade é retomado. Além da repetição de pavimentos tipo empilhados verticalmente, Kikí trata da ideia do todo, onde as unidades, embora definidas e independentes, são entendidas em suas relações entre si, formando um conjunto único.

© Eduardo Calvo Santisbón

A estratégia do projeto é baseada em uma estrutura modular de 3,60 metros, na qual as unidades habitacionais podem ser configuradas modularmente de um a dois quartos, conforme necessário, fornecendo produtos de 26, 52 e 78 metros quadrados. Esse esquema permite gerar subtrações em vários níveis para obter terraços e vistas.

© Eduardo Calvo Santisbón
Planta
© Eduardo Calvo Santisbón

O acesso é alcançado por uma grande varanda pública que conecta o edifício à rua e serve como um limiar para acessar o pátio central, que organiza as nove unidades (divisíveis a doze) em quadrantes em torno de um espaço comunitário entre os habitantes do conjunto e que, por sua vez, leva ao terraço público e à piscina no terceiro pavimento, conectando-os à paisagem de Tulum no nível das copas das árvores.

© Eduardo Calvo Santisbón
Corte Transversal
© Eduardo Calvo Santisbón

A solução plástica permite expressar a força do trabalho artesanal local, por meio de materiais aparentes na estrutura do mezanino e resinas de árvores locais cujo tom contrasta com o verde do contexto natural.

© Eduardo Calvo Santisbón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tulum, Q.R., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação coletiva Kikí Tulum / Central de Proyectos SCP" [Vivienda colectiva Kikí Tulum / Central de Proyectos SCP] 28 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927252/habitacao-coletiva-kiki-tulum-central-de-proyectos-scp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.