Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra

Casa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 18

Renovação  · 
Sevilha, Espanha
  • Arquitetos: Vázquez Consuegra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 447.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019
  • Fotógrafo Fotografias: Jesús Granada
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Autodesk, Carpinterias
  • Arquiteto

    Guillermo Vázquez Consuegra
  • Arquiteto Técnico

    Marcos Vázquez Consuegra (projeto e direção de obra) Con Ignacio González (direção de obra)
  • Colaboradores

    Alvaro Luna, Davide Fuser, Julia Moreno
  • Clientes

    José F. Arquellada
  • Paisagismo

    Arquitectura Agronomía, Marta Puig de la Bellacasa
  • Estrutura

    Edartec Consultores, S.L
  • Instalações

    Ingenieros-JG, S.L
  • Construtora

    Ferrovial S.A.
  • Espaços Externos

    200.5 m²
Mais informações Menos informações
© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Além da dificuldade de intervir em um lote muito desigual, estreito e comprido (fachada de 2,20 metros), situado no centro histórico de Sevilha, o projeto deve lidar, ainda, com a presença de uma estrutura metálica abandonada pelo proprietário anterior. Essa estrutura é composta por lajes e pilares que deveriam ser reutilizados e incorporados no novo projeto que, por sua vez, correspondia a um programa muito diferente da ocupação anterior.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Por outro lado, o espaço situado ao final do lote, destinado teoricamente ao jardim, encontra-se rodeado por construções que excedem muito a altura da casa, comprometendo seriamente a privacidade desse ambiente.

Plantas
Plantas

A proposta aceita a complexidade dos problemas apresentados, assume as limitações e restrições impostas pela situação e extrai disso a sua força.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A residência assume a organização tipológica que caracteriza a casa típica de Sevilha, ou seja, a sequência: saguão-pátio-sala de estar-jardim, buscando transparências e perspectivas profundas, mas onde o saguão se transforma, aqui, graças a sua condição de espaço-filtro com fechamento duplo (cancela perfurada e porta envidraçada), em um eficiente regulador térmico da casa.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A disposição da escada anexada a uma das empenas permitiu desenhar, sem interrupções, uma longa perspectiva que, da rua, alcança o jardim, onde um sistema perimetral de malhas metálicas dispostas em duas camadas e de grande altura, servirá de suporte para trepadeiras que transformarão este patio de vecinos em um autêntico vergel, em um pequeno, porém intenso, jardim escondido.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Dois grandes balanços levam a casa ao interior do jardim, aproximando-se aos choupos plantados em frente às trepadeiras: um no primeiro pavimento, terraço e alpendre da sala de jantar de verão, e outro, maior e mais esbelto, no segundo pavimento, aloja a escada de acesso à cobertura.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra" [Casa A11 en Sevilla / Vázquez Consuegra] 25 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926872/casa-a11-em-sevilha-vazquez-consuegra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.