Apartamento RF / SuperLimão

Apartamento RF / SuperLimão - Sofá, JanelaApartamento RF / SuperLimão - Cozinha, Bancada, Janela, VigaApartamento RF / SuperLimão - Mesa, Prateleira, Cadeira, JanelaApartamento RF / SuperLimão - Mesa, Cadeira, VigaApartamento RF / SuperLimão - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Antiquário Simonett, By Kamy, Carbono Design, Carlota e Adriana, Casa Franceza, Dalle Piagge, Deca, E-mobília, Firma Casa e Verniz, Flávia Mendes, Gerdau Corsa, João Paulo Cobra, Kaiser Idell, Konstantin Grcic, Micasa, Móveis Cimo, Securit, SuperLimão Studio, Sérgio Rodrigues
Apartamento RF / SuperLimão - Sofá, Janela, Mesa, Iluminação, Viga
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento de 160 m² da década de 50 na avenida Paulista, com muita história e clientes dispostos a expor todas as marcas do tempo. O projeto do SuperLimão no imóvel do clássico edifício Saint Honoré, de Artacho Jurado, ganhou como moradores um casal ligado à arte, arquitetura e fotografia e queriam um apartamento para receber amigos para jantares e confraternizações.

Apartamento RF / SuperLimão - Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba
Apartamento RF / SuperLimão - Imagem 30 de 30
Axonométrica 02
Apartamento RF / SuperLimão - Bancada, Janela, Pia
© Maíra Acayaba

Com a alteração de prioridades no modo de viver da década de 50 para os dias de hoje, a passagem de serviço entre a cozinha e a porta de entrada social não fazia mais sentido no uso atual da família. Optou-se por demolir todo o corredor ampliando a sala e unificando a cozinha e a área de serviço, transformando todos espaços em áreas sociais. O banheiro de serviço virou o lavabo e a despensa se transformou no banheiro de uma das crianças.

Apartamento RF / SuperLimão - Janela, Porta
© Maíra Acayaba

Por ser um apartamento antigo as janelas são generosas em todo o perímetro do apartamento. A vista da sala e dos quartos é a Avenida Paulista e a janela da cozinha e da área de serviço permitem a ventilação cruzada.

Apartamento RF / SuperLimão - Cama, Dormitório
© Maíra Acayaba
Apartamento RF / SuperLimão - Imagem 29 de 30
Axonométrica 01
Apartamento RF / SuperLimão - Bancada, Pia
© Maíra Acayaba

Buscou-se manter o máximo dos acabamentos existentes para valorizar a história do lugar. Na sala as paredes foram lixadas até chegar nas estruturas; no quarto / escritório as paredes foram descascadas para até chegar no tijolinho; em todo o piso da sala e dos quartos foram mantidos o taco original.

Apartamento RF / SuperLimão - Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Maíra Acayaba

Para a paleta de cores foram escolhidos tons que dialogam com a época da construção do prédio e com o projeto de Artacho Jurado. O teto rosa queimado com as paredes rústicas e toda a cozinha em tons de azul e piso em granilite e bancadas de concreto pigmentado. Nos interiores a primeira opção foi buscar mobiliários brasileiros, como a cadeira Lúcio e a poltrona Diz do Sergio Rodrigues.

Apartamento RF / SuperLimão - Cama, Dormitório
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento RF / SuperLimão" 19 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926833/apartamento-rf-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.