Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

MVRDV projeta edifício de uso misto de 23 pavimentos em San Francisco

MVRDV projeta edifício de uso misto de 23 pavimentos em San Francisco

Como parte do masterplan Mission Rock em San Francisco, nos EUA, o escritório holandês MVRDV projetou, em parceria com o Perry Architects, um edifício de 23 pavimentos de uso misto que inclui escritórios e unidades residenciais. A firma se junta a outros grandes nomes como Studio Gang, Henning Larsen e WORKac no desenvolvimento desta parte da cidade.

Cortesia de MVRDV, Pixelflakes
Cortesia de MVRDV, Pixelflakes

A intervenção do MVRDV foi concebida com a ideia de explorar as qualidades topográficas do lugar, inspirada na topografia natural de San Francisco. Questionaram-se: “E se recriarmos uma colina rochosa dentro do lote?” Inspirados no charme tradicional do bairro, os projetistas buscaram simular a mesma atmosfera no novo masterplan.

O Edifício A, que abriga lojas e restaurantes no térreo, está localizado em um ponto privilegiado na praça que conecta a 3rd Street Bridge e a esquina do China Basin Park. O edifício residencial e comercial de 23 andares tem 73 metros de altura.

Cortesia de MVRDV, Pixelflakes
Cortesia de MVRDV, Pixelflakes

Inspirado nas “formações rochosas californianas, com um vale estreito entre as paredes rochosas íngremes”, o Edifício A apresenta uma configuração de fachada que se prolonga por todo o envelope oeste da torre. A fachada escalonada estabelece um diálogo visual entre a orla e o parque, "ao mesmo tempo em que cria terraços privados e coletivos que oferecem vistas extraordinárias para a baía e o centro da cidade".

O masterplan estabelece a abertura das fachadas para as ruas, criando espaços públicos vibrantes e animados. A intervenção do MVRDV representa uma paisagem natural, um canyon rompendo a edificação de um lado "e uma face mais rígida em relação ao espaço urbano na porção sul".

  • Área: 38.000m2
  • Uso: uso misto, com aprox. 5 mil m2 de escritórios e 285 unidades residenciais
  • Térreo: Comércio e restaurantes, saguão residencial e entrada para os escritórios
  • Pavimentos 2-3: escritórios
  • Pavimentos 4-5: Residencial
  • Pavimentos 6-23: Residencial
  • Pavimentos 6: Inclui atividades coletivas e terraços

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV projeta edifício de uso misto de 23 pavimentos em San Francisco" [MVRDV Creates a 23-story Mixed-Use Building for Mission Rock] 22 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926726/mvrdv-projeta-edificio-de-uso-misto-de-23-pavimentos-em-san-francisco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.