MVRDV projeta edifício de uso misto de 23 pavimentos em San Francisco

Como parte do masterplan Mission Rock em San Francisco, nos EUA, o escritório holandês MVRDV projetou, em parceria com o Perry Architects, um edifício de 23 pavimentos de uso misto que inclui escritórios e unidades residenciais. A firma se junta a outros grandes nomes como Studio Gang, Henning Larsen e WORKac no desenvolvimento desta parte da cidade.

Cortesia de MVRDV, Pixelflakes

A intervenção do MVRDV foi concebida com a ideia de explorar as qualidades topográficas do lugar, inspirada na topografia natural de San Francisco. Questionaram-se: “E se recriarmos uma colina rochosa dentro do lote?” Inspirados no charme tradicional do bairro, os projetistas buscaram simular a mesma atmosfera no novo masterplan.

O Edifício A, que abriga lojas e restaurantes no térreo, está localizado em um ponto privilegiado na praça que conecta a 3rd Street Bridge e a esquina do China Basin Park. O edifício residencial e comercial de 23 andares tem 73 metros de altura.

Cortesia de MVRDV, Pixelflakes

Inspirado nas “formações rochosas californianas, com um vale estreito entre as paredes rochosas íngremes”, o Edifício A apresenta uma configuração de fachada que se prolonga por todo o envelope oeste da torre. A fachada escalonada estabelece um diálogo visual entre a orla e o parque, "ao mesmo tempo em que cria terraços privados e coletivos que oferecem vistas extraordinárias para a baía e o centro da cidade".

O masterplan estabelece a abertura das fachadas para as ruas, criando espaços públicos vibrantes e animados. A intervenção do MVRDV representa uma paisagem natural, um canyon rompendo a edificação de um lado "e uma face mais rígida em relação ao espaço urbano na porção sul".

  • Área: 38.000m2
  • Uso: uso misto, com aprox. 5 mil m2 de escritórios e 285 unidades residenciais
  • Térreo: Comércio e restaurantes, saguão residencial e entrada para os escritórios
  • Pavimentos 2-3: escritórios
  • Pavimentos 4-5: Residencial
  • Pavimentos 6-23: Residencial
  • Pavimentos 6: Inclui atividades coletivas e terraços

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV projeta edifício de uso misto de 23 pavimentos em San Francisco" [MVRDV Creates a 23-story Mixed-Use Building for Mission Rock] 22 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926726/mvrdv-projeta-edificio-de-uso-misto-de-23-pavimentos-em-san-francisco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.