Galpões CL / VAGA

Galpões CL / VAGA - Concreto, Viga, CorrimãoGalpões CL / VAGA - Imagem 3 de 18Galpões CL / VAGA - Fachada, CorrimãoGalpões CL / VAGA - Tijolo, Fachada, AidoGalpões CL / VAGA - Mais Imagens+ 13

Cesário Lange, Brasil
  • Arquitetos: VAGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  486
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando O'Leary, Pedro Domingues, Pedro Faria
  • Equipe De Projeto: Fernando O'Leary, Pedro Domingues, Pedro Faria
  • Clientes: Eixxo Empreendimentos Imobiliários
  • Engenharia: Monteiro Projetos de Engenharia
  • Cidade: Cesário Lange
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Galpões CL / VAGA - Tijolo, Fachada, Aido
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lote de esquina com leve aclive e posicionado perpendicularmente a uma das principais vias de circulação no centro de Cesário Lange, cidade próxima à capital do estado de São Paulo, foram implantados cinco galpões para absorverem diversos tipos de usos comerciais e de serviços. O projeto teve como premissa inicial a flexibilidade, principalmente devido à indefinição dos usos que os módulos de pouco mais de 90 m² iriam abrigar.

Galpões CL / VAGA - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Inicialmente, imaginou-se que esses galpões seriam ocupados por usos como loja de conveniência, marcenaria ou pequenas oficinas, mas não se sabia como o conjunto seria acolhido pela população da cidade. Para que essa incerteza não limitasse a comercialização dos espaços, o projeto de arquitetura teve como intenção ser o mais abrangente possível, permitindo uma gama diversa de usos e atividades. Atrelado a isso, foi considerado desde inicio o baixo custo para execução da obra estipulado pelo cliente que visava um investimento baixo e retorno financeiro rápido com a incorporação.

Galpões CL / VAGA - Fachada, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata
Galpões CL / VAGA - Imagem 13 de 18
Planta - Pavimento Térreo
Galpões CL / VAGA - Imagem 3 de 18
© Pedro Napolitano Prata

Desta forma, o projeto foi desenvolvido a partir de planos estruturais modulados de forma que os vãos entre eles fossem vencidos facilmente sem a necessidade de estruturas complexas, simplificando os apoios da cobertura e da laje do mezanino. Para ressaltar o partido estrutural e reduzir custo da obra, esses planos foram realizados em alvenaria estrutural de bloco de concreto aparente. Entre estes elementos, marcantes na composição arquitetônica, foram inseridas peças de tijolo de vidro e portas de aço de enrolar que cumprem com a função de acesso e iluminação natural sem a necessidade de caixilhos.

Galpões CL / VAGA - Concreto, Viga, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

Na concepção da implantação, uma praça elevada foi posicionada no espaço da esquina, voltada à via de maior circulação e ao córrego, servindo diretamente o primeiro galpão que poderia ter a potencialidade de um uso singular associado diretamente ao espaço externo e à calçada. Os demais galpões têm os acessos independentes pela rua adjacente, de menor relevância urbanística. Após a conclusão da obra, observou-se um fato curioso. Como a edificação se destacou das demais construções da cidade de pouco menos de 20.000 habitantes e desprovida de edifícios com características semelhantes, os comércios que se apropriaram dos espaços foram de bares a lojas de roupas, diferente dos serviços considerados inicialmente.

Galpões CL / VAGA - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cesário Lange - Santa Cruz, Cesário Lange - SP, 18285-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Galpões CL / VAGA" 21 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926725/galpoes-cl-vaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.