Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras

A sustentabilidade em arquitetura pode apresentar conceitos e aplicações muito abrangentes e no que diz respeito a adotar práticas no processo de projeto, muitas podem ser as possibilidades. Estratégias sustentáveis são fundamentais para que o desenvolvimento projetual concilie os pilares econômico, ecológico, e sobretudo, do impacto de bem-estar para aqueles que utiizarão o espaço materializado. Pensando nisso, realizamos um compilado de quatro projetos em diferentes tipologias que apropriam-se de métodos inovadores para a concepção de construções que destacam-se por suas práticas sustentáveis. Confira a seguir:

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 2 de 8Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 3 de 8Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 4 de 8Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 5 de 8Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Mais Imagens+ 3

Casa Modelo / Pitta Arquitetura

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 7 de 8
© Gustavo Alkmim

Localizado no litoral brasileiro, este projeto tem por objetivo a materialização de uma casa modelo desenvolvida pela empresa com foco em desenvolvimento imobiliário BIO Empreendimentos juntamente com o escritório PITTA Arquitetura, incentivando os moradores locais a adotarem um estilo de vida mais "verde" e pautado por práticas sustentáveis a partir de simples ações construtivas em suas próprias casas.

Entre as estratégias projetuais adotadas, destaca-se a inserção da arquitetura sobre o terreno com mínima interferência na vegetação existente; elevação da casa do solo, auxiliando no afastamento da umidade e melhorando a circulação do ar; ventilação natural a partir de aberturas colocadas no sentido dos ventos predominantes; proteção contra os intensos raios solares do verão através do uso de beirais; entre outros.

Em matéria de sustentabilidade a casa é um laboratório idealizado pela BIO Empreendimentos para testar e espalhar técnicas e tecnologias aos moradores do bairro. A ideia é desmistificar a noção de que aplicar sustentabilidade é caro ou difícil, compartilhando com as pessoas toda a informação necessária para inspirá-los, dando as ferramentas para eles possam aplicá-las na sua casa ou projeto.

Academia de Ciências da California / Renzo Piano

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 8 de 8
© Tim Griffith

Esta obra recupera dois edifícios existentes junto a uma nova estrutura, que conecta-sevisualmente com o Golden Park. Em termos de sustentabilidade, o edifício adota aquecimento pelo piso, responsável por reduzir a energia em 5-10%; sistemas de recuperação de calor que capturam e utilizam o calor gerado por equipamentos de climatização, reduzindo o consumo de energia por aquecimento; telhado verde que atua como isolamento térmico superior, reduzindo as necessidades de ar-condicionado; vidros de alto-desempenho, reduzindo os níveis de absorção de calor; sistemas de umidificação por osmose reversa; uso de vidro e claraboias para iluminação e ventilação natural; torneiras com sensores nos banheiros, entre outros.

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 5 de 8
© Tim Griffith

Sustentabilidade foi um aspecto fundamental do desenho, como se trata de um dos dez projetos “Green Building” do Departamento do Meio Ambiente de San Francisco, a CAS visa obter a certificação LEED de platina. Na verdade, o edifício irá consumir entre 30% e 35% a menos de energia do que a requerida pelas regras.

Escola Sustentável / Michael Reynolds

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 4 de 8
Cortesia de Earthship Biotecture / Tagma

Conciliando a educação tradicional em conjunto ao uso responsável dos recursos, este projeto educacional tem por objetivo incentivar as relações entre estudantes e o papel da Sustentabilidade. Intitulado como o promeiro projeto educacional público sustentável da América Latina foi desenvolvido pelo arquiteto norte americano Michael Reynolds. Com 270 metros quadrados, localizado na porção costeira de Jaureguiberry, foi construído num tempo recorde de apenas sete semanas, a partir de aproximadamente 60% de materiais reciclados, tais como garrafas de plástico e vidro, latas e papelão, e 40% de materiais tradicionais.

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 2 de 8
Cortesia de Earthship Biotecture / Tagma

Além do uso de materiais reaproveitados, a construção visa obter o máximo de aproveitamento possível dos recursos naturais (energia solar, da água, do vento e da terra). Na ala norte, a arquitetura propricia a produção de alimentos através de uma horta, enquanto que na ala sul, o edifício é fechado com um espesso muro de contenção feito a base de coberturas preenchidas com areia e pedregulho compactado que contém o talude de areia e terra na parte posterior do edifício. Esta estratégia, além de aumentar a inércia térmica, permite cobrir todo o sistema de reserva e coleta de água da chuva proveniente da cobertura. A geração de energia elétrica é realizada através de painéis fotovoltaicos e de um armazenamento central de energia.

Cervejaria Toca do Urso / SuperLimão Studio

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 6 de 8
Maíra Acayaba

Localizada em Ribeirão Preto, esta cervejaria utiliza técnicas vernaculares passivas diversas que auxiliam na criação de um microclima agradável para a região que apresenta climas elevados e pouca ventilação. Paredes de gabião auxiliam na construção do perímetro espacial, que pela propriedade de absorção, garante conforto térmico dentro do salão. Uma vez que não possui fechamentos, trocas de ar constantes são denotadas, ao passo em que há um alto índice de Iluminação natural e, ao mesmo tempo, um bloqueio de radiação que ajuda a diminuir a temperatura interna.

Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras - Imagem 3 de 8
Maíra Acayaba

Buscou-se aproveitar o que já existia no entorno, como a copa de duas grandes árvores que sombreiam a área boa parte do dia. O grande salão circular foi enterrado 1,5 metros e a terra retirada do solo foi realocada criando um talude de 3 metros ao redor do salão central, criando uma grande barreira de inércia térmica como nas cavernas. A cobertura circular em formato de asa com clarabóia otimiza a circulação natural e capta vento em qualquer direção, como captadores de vento comuns em construções islâmicas.

Publicado originalmente em 17 de outubro de 2019, atualizado em 20 de novembro de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Práticas sustentáveis: 4 projetos com soluções inovadoras" 28 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926575/praticas-sustentaveis-4-projetos-com-solucoes-inovadoras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.