Expansão do MoMA projetada por Diller Scofidio + Renfro será inaugurada este mês

O projeto de expansão do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a cargo dos escritórios Diller Scofidio + Renfro e Gensler, foi concluído. Iniciada em 2014, a primeira fase das renovações na ala leste foi finalizada em 2017; a ala oeste foi alterada posteriormente e está agora pronta para ser aberta ao público. A ampliação acrescenta mais de quatro mil metros quadrados de espaços expositivos ao famoso MoMA.

Expansão do MoMA projetada por Diller Scofidio + Renfro será inaugurada este mês - Mais Imagens+ 15

Museum of Modern Art. Imagem © Brett Beyer, Cortesia de MoMA
Museum of Modern Art. Imagem © Iwan Baan, Cortesia de MoMA

Segundo o DS + R, o Studio no coração do Museu contará com uma programação e performances ao vivo que reagem, questionam e desafiam as histórias da arte moderna e o momento cultural atual. Um Laboratório de Criatividade do segundo pavimento convidará os visitantes a se conectarem com a arte que explora novas ideias sobre o presente, passado e futuro. Galerias no nível da rua, gratuitas e abertas ao térreo ampliado, conectarão o museu às ruas de Manhattan. Ainda de acordo com os arquitetos, "o projeto otimizou os espaços atuais, tornando-os mais flexíveis e tecnologicamente sofisticados, expandiu e abriu o saguão principal, fazendo dele um espaço iluminado de pé-direito duplo, e criou uma infinidade de rotas de circulação com mais lugares para os visitantes pararem e refletirem."

Museum of Modern Art. Imagem © Brett Beyer, Cortesia de MoMA
Museum of Modern Art. Imagem © Iwan Baan, Cortesia de MoMA

O projeto enfrentou críticas por ter exigido a demolição do American Folk Art Museum para abrir caminho para a nova expansão. Em entrevista ao Los Angeles Times em janeiro de 2014, a diretora do DS + R, Liz Diller, aceitou as críticas, dizendo que "estaríamos do mesmo lado se não soubéssemos todos os detalhes que sabemos". A equipe explicou a abordagem de projeto, dizendo que "a expressão arquitetônica é uma conversa contida entre a paleta existente e os novos materiais do Museu de Arte Moderna. O projeto explora o DNA histórico do edifício, relacionando elementos díspares por meio de uma série de intervenções estratégicas que refletem aspectos do modernismo do século XX: pureza da expressão material, abstração do espaço e simplicidade. A síntese é alcançada com um uso minimalista de materiais que se correlaciona com o tecido da construção existente."

A expansão do MoMA será aberta ao público no dia 21 de outubro.

Via Diller Scofidio + Renfro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Expansão do MoMA projetada por Diller Scofidio + Renfro será inaugurada este mês" [MoMA Expansion by Diller Scofidio + Renfro Set to Open in New York] 15 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926568/expansao-do-moma-projetada-por-diller-scofidio-plus-renfro-sera-inaugurada-este-mes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.