Casa Amangiri / Juan Pablo Ortiz Arquitectos

Casa Amangiri / Juan Pablo Ortiz Arquitectos  - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Juan Pablo Ortiz Arquitectos; Juan Pablo Ortiz Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rodrigo Dávila
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, AutoDesk, Frencher, Saint-Gobain, Texsa de Colombia
  • Arquiteto Responsável: Juan Pablo Ortiz Suarez
  • Equipe De Projeto: Tommy Neuenschwander., Diego Gutiérrez.
  • Clientes: Francisco Lozano
  • Engenharia: Nicolás parra  
  • Cidade: Subachoque
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Dávila

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um punhado de ar aquecido pelo sol e preso entre paredes. Imobilidade substancial: sobre como a conformação da casa celebra as características próprias do lugar. A casa se localiza a 3000 metros sobre o nível do mar, na colina leste dos montes de Subachoque. O lugar de sua implantação tem vistas distantes privilegiadas sobre o vale e uma relação de proximidade com a montanha e sua magnífica floresta andina. Em tal cenário, a casa se dispõe de forma de sua arquitetura intensifica as relações de seus espaços com a montanha e o vale.

© Rodrigo Dávila

A casa é composta por dois corpos principais abertos à paisagem e claramente definidos por coberturas inclinadas: um acolhe as áreas sociais e o outro os dormitórios; e por dois volumes de cobertura plana e vegetal que contêm os espaços complementares.

© Rodrigo Dávila
Planta
© Rodrigo Dávila

Uma sucessão de três pátios intercalados serve para articular os espaços da casa, e estão dispostos de maneira sequencial ao longo do percurso doméstico, se abrem para receber a montanha e a paisagem do vale. O acesso à casa é realizado descendo da parte alta ao primeiro pátio, que dá acesso à área social.

© Rodrigo Dávila

Herança inovadora: sobe como a arquitetura da casa retoma de maneira contemporânea processos construtivos herdados. A casa foi construída com paredes de alvenaria de grande massa e inércia térmica. Para sua construção foram feitos muros de contenção de pedra local e tijolos de chircales da região, retomando, para tanto, do período Colonial, uma técnica construtiva artesanal esquecida.

© Rodrigo Dávila
Cortes 02
© Rodrigo Dávila

As coberturas inclinadas foram construídas de forma particular para suportarem o modelo de economia de energia e de conforto da casa. A camada mais externa do telhado é feita de chapas de aço de grande formato, feitas sob medida para a casa com um revestimento de óxido, que se transformará com o tempo, dando à casa seu caráter atemporal.

© Rodrigo Dávila

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Amangiri / Juan Pablo Ortiz Arquitectos " [Casa Amangiri / Juan Pablo Ortiz Arquitectos ] 19 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926561/casa-amangiri-juan-pablo-ortiz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.