Afinidade Tradicional / Thought Parallels

Afinidade Tradicional / Thought Parallels - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Thought Parallels; Thought Parallels
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ashiq MK
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Flos, Good earth and Califab, Grohe, Legrand, Malabar stones, Marble center bangalore, Nolte, OED Gallery, Saint-Gobain
  • Arquitetos Responsáveis: Nikhil Mohan , Shabna Nikhil
  • Clientes: Renuka and Ranjit Menon
  • Engenharia : Jithesh Engineers
  • Paisagismo: Malabar stones
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Ashiq MK

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ranjit e Renu, um casal que mora em Dubai com seus dois filhos Jay e Nanda, procuraram os arquitetos com uma imagem clara em mente sobre o que queriam ao projetar sua casa. O casal é muito orgulhoso de sua cultura e tradição e queriam passar esses valores para seus filhos, que atualmente residem em Dubai, lugar onde tradições e culturas são polos à parte. Daí surge a necessidade de ter uma casa alinhada com a tradição, combinada com o estilo contemporâneo. A ideia é que a casa mantenha seus filhos enraizados aos seus valores familiares.

© Ashiq MK

O terreno de 325 metros quadrados está localizado em uma rua privativa, longe da agitação caótica da cidade de Kozhikode, e ainda assim está bem conectado à cidade. O desejo humanista de estar culturalmente conectado ao entorno se reflete na arquitetura harmoniosa: uma tipologia que pode ser identificada com uma região específica. Essa faceta da arquitetura está presente na linguagem espacial e na forma, e transparece no edifício urbano. 

© Ashiq MK

Um projeto sensível ao clima, com telhados inclinados e grandes beirais, está posicionado para combater as monções pesadas. Espaços semi-permeáveis, como pátio e grandes extensões de varanda da sala de jantar, aproveitam o clima tropical de Kerala. São linhas horizontais lineares e vastas formas de telhado em balanço tecendo em torno das árvores residentes, e grandes extensões de vidro obscurecem os limites espaciais entre o jardim e a casa.

© Ashiq MK
Diagrama
© Ashiq MK

A pessoa experimenta uma sensação de infinito enquanto caminha pelo plano aberto dos espaços, que são demarcados um do outro por portas duplas de correr e, em alguns casos, sem barreiras. Em vez de ter espaços demarcados convencionalmente, a casa responde espontaneamente ao ambiente, optando por se deparar com vistas gratificantes de quartos estrategicamente posicionados. A escada de chapa de aço dobrada se une à leveza dos espaços ao seu redor.

© Ashiq MK

O fluxo espacial leva em consideração a exigência da família de segregar o espaço coletivo e privativo. O piso térreo tem uma sala de estar, sala de jantar, sala de puja (sala reservada para preces religiosas), sala de entretenimento, duas cozinhas e um quarto de hóspedes; enquanto o nível superior tem dois quartos, uma escada e um terraço coberto. Há uma parede em branco atrás do terraço que corta o calor na direção sul.

© Ashiq MK

A área de jantar, cozinha aberta e sala de família estão concentradas no salão central, que é o espaço principal da casa. Possui ventilação nos quatro lados da sala, que atua como o pulmão da unidade, que respira e distribui o ar para diferentes zonas do espaço central. O bloco térreo é composto principalmente por perfis de aço para tornar a estrutura mais leve e aterrá-la com uma estética cinzelada.

© Ashiq MK

A laje, tijolos e janelas são dobrados com detalhes meticulosos. O teto possui isolamento acústico de calor e água, combinado e detalhado. O detalhe da borda do telhado também tem um desenho personalizado, que fornece um perfil final nítido. Em poucas palavras, este projeto acomoda uma família tradicional indiana e princípios tradicionais de vida, mas ao mesmo tempo é concebido como uma casa extremamente contemporânea e moderna. Esta residência representa um luxo redefinido: o luxo de diferentes experiências.

© Ashiq MK

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Afinidade Tradicional / Thought Parallels" [Traditional Affinity House / Thought Parallels] 16 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926528/afinidade-tradicional-thought-parallels> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.