Parque dos Liberais / Salworks

Parque dos Liberais / Salworks - CostaParque dos Liberais / Salworks - Mesa, Pilar, VigaParque dos Liberais / Salworks - ConcretoParque dos Liberais / Salworks - ConcretoParque dos Liberais / Salworks - Mais Imagens+ 15

Achadinha, Portugal
  • Arquitetos: Salworks
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  946
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Arquitetos Responsáveis: Rui Sabino de Sousa, João Braga
  • Clientes: Junta de Freguesia da Achadinha
  • Engenharia: SOPSEC açores
  • Paisagismo: ADIOGOCORREIA, paisagismo
  • Cidade: Achadinha
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Parque dos Liberais / Salworks - Costa
Cortesia de Salworks

Descrição enviada pela equipe de projeto. O parque ocupa uma parcela de terreno extensa bastante exposta aos elementos no Norte da ilha de São Miguel, com uma inclinação suave em direcção ao mar antes de se precipitar numa escarpa. Esta exposição áspera e nua ao Norte, a presença de uma Igreja a Sul com uma vista do adro de entrada, que deveria permanecer livre, e um parque de estacionamento bastante descaracterizado acabou por definir e resumir a intervenção a um muro de pedra de basalto negro espesso que acomoda e protege um programa muito simples e onde uma cobertura plana única ajuda a enquadrar a paisagem mesmo nos dias comuns de intempérie. Três volumes negros organizam o programa de apoio principal.

Parque dos Liberais / Salworks - Concreto
Cortesia de Salworks
Parque dos Liberais / Salworks - Imagem 16 de 20
Planta
Parque dos Liberais / Salworks - Tijolo, Fachada
Cortesia de Salworks

O construção tenta anular se desta forma e o olhar escorre sempre por cima dela. O horizonte permanece livre. O uso da pedra da região, basalto, de diferentes formas, bem como o betão exposto tratado e elementos metálicos negros têm por objetivo o crescimento e aparecimento de vegetação que ajudarão os todos estes elementos a anular se no futuro e a dar as boas vindas à passagem do tempo.

Parque dos Liberais / Salworks - Mesa, Pilar, Viga
Cortesia de Salworks

Um percurso, em direcção ao mar, leva nos até a uma zona de maior permanência semi-coberta, que no futuro terá uma cobertura vegetal, antes de terminar num único banco miradouro comunitário que permite a ausência de contacto com a construção a Sul e finalmente as prometidas vistas de 180 graus sobre vastidão do Oceano Atlântico Norte.

Parque dos Liberais / Salworks - Mesa, Costa
Cortesia de Salworks

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9630 Achadinha, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque dos Liberais / Salworks" 16 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926431/parque-dos-liberais-salworks> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.