Curso de Acústica de Ambientes: Conceitos e Aplicações

A norma brasileira de edificações NBR 15575 estabelece níveis de isolação sonora para o ambiente construído, e tanto engenheiros quanto arquitetos devem possuir noções de acústica e conforto ambiental para planejarem adequadamente seus projetos. Cursos de graduação de Engenharia e Arquitetura no Brasil possuem disciplinas de conforto ambiental, mas a ampla maioria é pouco focada em conceitos acústicos.

Compreender adequadamente os conceitos de conforto e desempenho acústico e suas implicações em projetos, bem como características de materiais e componentes, máquinas e equipamentos, torna-se um diferencial para o profissional de edificações no mercado – não só por conta das normas vigentes, mas também pela qualidade acústica dos projetos desenvolvidos, adequados ao uso pretendido dos ambientes.

PROPOSTA TEMÁTICA DO CURSO

Capacitar o aluno a aprimorar projetos, especificação de compra de produtos “acústicos”, bem como avaliar resultados de medições e identificar potenciais fatores de mitigação de ruído, a partir de conceitos de conforto e desempenho acústico e suas implicações em projetos, características de materiais e componentes, máquinas e equipamentos. Apresentação de exigências de normas vigentes, fontes de ruído e acústica em espaços urbanos.

METODOLOGIA

Aulas presenciais e expositivas, com discussão de exemplos práticos. Visita acompanhada pelo professor ao laboratório, a fim de destacar conceitos de absorção e reflexão do som e apresentar ensaios acústicos (isolação sonora de componentes, absorção sonora de componentes, impacto de piso, ruído de eletrodomésticos, ruído de instalações hidro sanitárias).

PÚBLICO ALVO

Arquitetos, engenheiros, estudantes e áreas afins

DATA

Duas opções de datas:
Dias 25 a 29 de novembro das 19h às 22h30 (dias de semana)
Dias 09 e 23 de novembro das 8h às 17h30 (sábados)

Carga horária: 20 horas

LOCAL

IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo/SP

INVESTIMENTO

R$ 1.500,00 (parcelado em até duas vezes)

INSCREVA-SE
https://lnkd.in/dwVAEAw (Após inscrição entrar em contato para informar os dias de interesse)

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso de Acústica de Ambientes: Conceitos e Aplicações" 10 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926337/curso-de-acustica-de-ambientes-conceitos-e-aplicacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.