Como serão os banheiros no futuro?

Como serão os banheiros no futuro?

A automação residencial, desde assistentes virtuais controlados por voz a termostatos controlados por aplicativos, introduziu o futuro de maneira rápida e inesperada em nossas próprias casas. À medida que a tecnologia continua a progredir, a maneira como interagimos com o ambiente provavelmente se tornará cada vez mais futurista - até em espaços tão pessoais quanto os banheiros de nossas casas. Embora a perspectiva de uma vida pessoal altamente digitalizada possa ser assustadora para alguns, outros veem o potencial dessa tendência para melhorar não apenas o conforto, mas também a saúde e a segurança. Abaixo, descrevemos algumas das tecnologias que esperamos ver nos banheiros do futuro.

Como serão os banheiros no futuro? - Imagem 5 de 7
Seura SMART Mirror. Image Courtesy of Seura

Espelhos

O espelho inteligente é uma das tecnologias mais emblemáticas do banheiro imaginado no futuro. Nesse conceito futurista, ao fazer algo tão simples como secar o cabelo ou escovar os dentes, você pode estar lendo as notícias, verificando o tempo ou assistindo TV no espelho à sua frente. Alguns até imaginam que o espelho inteligente é capaz de monitorar a saúde do usuário e transmitir informações pertinentes ao médico do usuário, informando os profissionais sobre problemas de saúde imediatamente e eliminando a necessidade de uma viagem física ao consultório médico.

Por mais estranho que possa parecer, já existem versões do espelho inteligente. O Smart Display Mirror da Seura, por exemplo, transforma a vaidade tradicional do banheiro em um hub digital que pode exibir e-mail, previsão do tempo, calendário e muito mais. Já existem versões em escala menor do espelho de monitoramento de saúde, como o HiMirror, que avalia a condição da pele de seu usuário e fornece recomendações para fazer pleno uso dos seus produtos para a pele. Outro produto, o simplehuman sensor mirror, abrange uma ampla gama de configurações de iluminação para permitir que você veja como é sua maquiagem em qualquer ambiente.

Como serão os banheiros no futuro? - Imagem 4 de 7
U by Moen Shower. Image © Moen

Banheiras e Chuveiros

Há uma ampla gama de interpretações de como será o chuveiro ou a banheira do futuro, desde chuveiros inteligentes que alertam você quando há produtos de banho em falta, até chuveiros e banheiras que economizam água ou que até aliviam o estresse com a cromoterapia. Alguns deles já existem, como o chuveiro de recirculação digital da Orbital Systems, que purifica, reaquece e recircula alguns litros de água em um circuito fechado, prometendo economizar até 90% de água e até 80% de energia. O U by Moen Smart Shower, por sua vez, é um chuveiro digitalizado com recursos de ativação por voz que pode salvar predefinições de temperatura e ser ligado remotamente. E se você quiser assistir TV enquanto toma banho, a mesma empresa também projetou uma TV à prova d'água.

Como serão os banheiros no futuro? - Imagem 3 de 7
The Kohler Numi toilet at the 2011 Kitchen and Bath Show. Image © Flickr user Charles & Hudson licensed under CC BY-SA 2.0

Vasos sanitários

Embora o bidê seja um acessório comum no Japão, seu uso não é tão universalizado. Em nosso banheiro ideal para o futuro, todo mundo tem um bidê - completo com recursos de aquecimento de assentos e jatos de limpeza. Alguns chegam a sugerir vasos sanitários que analisam o conteúdo para monitorar a saúde do usuário, enquanto banheiros sustentáveis que minimizam o uso da água também são um ponto natural de conversa. O banheiro Numi da Kohler é um produto já existente que possui aquecedores no assento e no piso, recursos de música Bluetooth e iluminação ambiente colorida.

Como serão os banheiros no futuro? - Imagem 7 de 7
U by Moen Shower. Image © Moen

Essas tecnologias constituem apenas uma pequena fração das possibilidades para os banheiros do futuro. Desde secadores de corpo, escovas de dentes para verificação de saúde, gavetas que aquecem suas toalhas, até pisos que enviam um alerta se você cair, as possibilidades parecem infinitas. Quando combinados com iluminação automatizada e controle de voz em todo o banheiro, o banheiro do futuro parece quase bom demais para ser verdade. No entanto, está claro que muitas dessas tecnologias, antes consideradas irreais ou estranhas, já existem. Tudo o que resta é que eles obtenham amplo uso - algo que pode acontecer mais cedo do que pensamos.

Publicado originalmente em 14 de outubro de 2019, atualizado em 16 de outubro de 2020.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Como serão os banheiros no futuro?" [What Will Bathrooms Look Like in the Future?] 25 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926296/como-serao-os-banheiros-no-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.