Casa Vila Pinhal / Alexandre Faccin

Casa Vila Pinhal / Alexandre Faccin

© Favaro Jr.© Favaro Jr.© Favaro Jr.© Favaro Jr.+ 36

Itirapina, Brasil
  • Arquitetos: Alexandre Faccin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Favaro Jr.
  • Arquiteto Responsável:Alexandre Faccin
  • Engenharia:AEOLUS Engenharia
  • Paisagismo:Alexandre Faccin
  • Colaboradores:Construtora Aissa, Pastilhas Atlas, Stato Dell Arte Revestimentos, Pavão Revestimentos, Incepa, Roca, Franke, Gart, Escada e Cia, Perfibox
  • Cidade:Itirapina
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

“Sensações. Perturbações que capturem o olhar e tragam o estar. Um dentro-fora. Curvas.” A essa primeira escuta se adicionava a localização com vista para um lago ea beleza natural do cerrado brasileiro no entorno. Assim teve início o programa da residência. Com a sensação de liberdade para criar, iniciei uma reflexão e revisitei meu repertório estético. Folha em branco, começo os croquis, relembro meus estudos do renascimento e odeslumbramento com as esculturas italianas.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
Corte 1
Corte 1
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

Tenho uma ideia que vem de encontro ao pedido do cliente: a casa girando em torno de uma sala circular e uma escada como elemento helicoidal ascendente de ligação. Externamente, dois anteparos acolhem uma árvore retorcida do Cerrado e conduzem a dois caminhos: um deles para o hall de entrada, coberto com um teto jardim, e o outro como acesso à área de lazer. Com raios diferentes entre si, esses anteparos ao corpo cilíndrico são empenas cegas que dão movimento e perspectiva ao olhar do espectador, remetido novamente ao movimento espiral – agora na fachada frontal e integrando a vegetação nativa à nova habitação.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

A esse conceito se juntou o repertório modernista brasileiro. Mesmo depois de nove décadas da Semana de Arte Moderna ainda somos influenciados pela clareza dos materiais aparentes nas estruturas e fechamentos, assim como na lucidez das formas em relação ao conteúdo interno. A plasticidade do concreto armado estabeleceu uma relação direta com o modelo estético concebido, o que viabilizou cômodos sempre com um painel completamente aberto para o exterior e, ainda, a preservação de elementos puros e aparentes: sem interferência de informação desnecessária. A rusticidade do concreto aparente também se insere no ambiente da casa, o cerrado brasileiro.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

Projeto amadurecido e método construtivo definido. O mesmo conceito foi levado ao paisagismo de forma sustentável, criado para manter a estética do cerrado: o colorido dos Ipês, dos Buritis, das Cagaitas, as cavalinhas e seus canículos delicados somados à beleza das flores de Calliandras. A liberdade de concepção neste projeto possibilitou um olhar atento ao local onde a casa foi construída, à memória estética tanto minha como a do cliente e, essencialmente, às sutilezas do habitar.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vila Pinhal / Alexandre Faccin" 11 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926280/casa-vila-pinhal-alexandre-faccin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.