Residência York St. / Jackson Clements Burrows Architects

Residência York St. / Jackson Clements Burrows Architects - Mais Imagens+ 10

St Kilda, Austrália
  • Arquitetos: Jackson Clements Burrows Architects; Jackson Clements Burrows Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Derek Swalwell
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Archclad, Arvic Laminates, Austral Bricks, CDK stone, Eco Outdoor, Elton Group, Keller, The Solid Timber Flooring Company, Thermeco, Vic Mix
  • Construtora : Belair Builders
  • Engenharia Estrutural: Meyer Consulting
  • Paisagismo: Eckerleys Garden Architecture (EGa)
  • Mobiliário: JCB
  • Cidade: St Kilda
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Derek Swalwell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto reflete uma renovação clássica, pois engloba uma resposta ágil e sensível a um contexto patrimonial, satisfazendo as necessidades específicas do cliente, criando um lugar no qual é um prazer viver. Ao transformar uma casa anteriormente escura com ventilação mínima, o projeto rompe a planta segregada (típica desta tipologia), para fornecer uma sequência atraente de espaços interconectados, embora não completamente abertos, cada um com seu próprio caráter para criar um refúgio tranquilo - um santuário suburbano.

© Derek Swalwell
Planta - térreo
© Derek Swalwell

Um edifício histórico existente é transformado através da introdução de uma moderna adição de dois pavimentos que reinterpreta divertidamente a geometria distinta da habitação original através de uma lente contemporânea. Capturando luz natural abundante e aspectos do jardim, o anexo emprega uma paleta refinada e sutil de tijolo, aço e madeira. Aproveitando a orientação do local e a aparência do jardim, cada componente da nova adição visa atingir a máxima luz e ventilação natural, enquanto desfruta da exuberância do jardim.

© Derek Swalwell
Planta - pavimento superior
© Derek Swalwell

Foi feito um esforço consciente para preservar as características e a estrutura principal do patrimônio existente, fornecendo uma separação clara da extensão moderna. Os dois edifícios são conectados através de um elemento envidraçado, projetado com tijolos e um pátio que celebra a arquitetura e as cachoeiras existentes na paisagem, separando claramente o edifício histórico da extensão contemporânea.

© Derek Swalwell

A forma responde às empenas dos edifícios patrimoniais existentes. Um foco central é uma escada escultural, que leva seus ocupantes do térreo para um local de estudos, localizado sob um teto dobrável como origami e forrado com madeira. Os espaços no térreo, embora todos sejam em planta aberta, são delineados por uma série de níveis. Esses níveis criam uma coreografia atraente através dos vários componentes do espaço (sala, cozinha, sala de jantar, escritório), imaginando cada um como seu próprio espaço individual, mas ao mesmo tempo unidos por uma paleta de materiais texturizados e linhas de visão inteligentes que oferecem vistas incríveis, aproveitando a profundidade do terreno e suas muitas facetas.

© Derek Swalwell
Fachadas - Norte e Leste / Corte
© Derek Swalwell

A resposta do projeto traz a planta existente de espaços compartimentados - em particular da herança vernacular - e os separa para criar definição e articulação espacial, otimizando a captura de luz natural e ventilação cruzada. No entanto, ela vai além da resposta única oferecida pela dinâmica da cozinha aberta, para desenvolver um interior multifacetado e espacial que permite conectividade e separação.

© Derek Swalwell

É uma resposta que traz o exterior para dentro, reconhecendo o valor de capturar vistas do jardim para melhorar a experiência interna, por sua vez, gerando um senso de conexão com a paisagem e promovendo tranquilidade e um compromisso com o meio ambiente. O cliente focou no valor e não no custo, o que permitiu uma abordagem flexível à tomada de decisões. O cliente viu um valor considerável em um material de revestimento externo robusto que respondeu ao contexto e patrimônio em uma abordagem considerada para a articulação externa de janelas através de persianas. O resultado foi uma casa com presença e propósito.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência York St. / Jackson Clements Burrows Architects" [York St. House / Jackson Clements Burrows Architects] 20 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926264/residencia-york-st-jackson-clements-burrows-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.